Topo

Xodós do Corinthians 2014 têm chance de ouro com Tite em visita ao Ituano

Fundamentais em 2014, Petros, Malcom (foto) e Luciano têm chance no Corinthians - Felipe Oliveira/Getty Images
Fundamentais em 2014, Petros, Malcom (foto) e Luciano têm chance no Corinthians Imagem: Felipe Oliveira/Getty Images

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

22/02/2015 06h00

Petros, Malcom e Luciano foram jogadores pinçados por Mano Menezes, preparados para dar resposta no mais alto nível do futebol brasileiro e importantes para levar o Corinthians à Copa Libertadores. Mas, com Tite em 2015, seus empresários não estão nada satisfeitos, pois ainda procuram um lugar ao sol.

Essa oportunidade está no Campeonato Paulista, e os três serão titulares juntos em 2015 pela primeira vez neste domingo. O duelo inspira cuidados para o Corinthians, que visita o atual campeão estadual Ituano em seu estádio, o Noveli Júnior. O adversário corintiano, terceiro colocado em seu grupo, persegue a classificação à próxima fase.

O caso mais emblemático é o de Petros, titular nos últimos dois jogos do Paulista, e fora do banco nos jogos pela Libertadores em São Paulo. O treinador do Corinthians tenta estimular sua criatividade, motivo de críticas em 2014, e deve optar novamente em utilizar o jogador na criação, pela faixa central. Trata-se de uma função nova que o meio-campista normalmente mais competitivo tenta exercer para lutar por espaço.

Dono de 50% dos direitos econômicos de Petros, Fernando Garcia também espera pela reafirmação de Malcom, outro cliente no elenco do Corinthians. Titular da Série A passada aos 17 anos, o atacante jogará desde o início pela primeira vez com Tite. O treinador foi categórico de que o jovem seria titular, mas jogar o Sul-Americano sub-20 pela seleção brasileira fez com que ele perdesse espaço. A hora de recuperar, então, apareceu.

A exemplo de Petros, Malcom é visto como uma galinha dos ovos de ouro pela Elenko Sports, grupo investidor liderado por Garcia. A expectativa deles é que o jovem faça bom papel para que, no meio do ano, possa ser oferecido a clubes europeus. Inteligente, criativo e rápido, ele é candidato a dar saltos maiores a médio prazo. Mas, hoje, perdeu seu lugar para Emerson Sheik.

O caso é semelhante ao de Luciano, que enfrentou o Botafogo-SP no fim de semana passado. Mesmo sem se afirmar como titular, o atacante canhoto fez 13 gols em 2014 e deu contribuição grande para que o Corinthians de Mano Menezes fosse à Libertadores. Agora, preterido até pelo colombiano Mendoza, só tem sido utilizado nos jogos menores.

Perder espaço em 2015, como foi com Malcom e Petros, não deixou o estafe de Luciano satisfeito. As críticas do agente Marcos Santos foram públicas, assim como a pressão de que o Flamengo teria interesse em uma transferência. Como o Corinthians possui poucos direitos econômicos - no caso de Luciano é 25% -, a margem de cobrança dos investidores passa a ser maior. E o atacante, nas oportunidades que tem tido, não tem treinado e jogado bem.

A vantagem deste domingo é que Petros, Malcom e Luciano têm um reforço de peso para convencer em Itu. Suspenso na Libertadores, Paolo Guerrero jogará no Paulista para reverter a perda da condição de indispensável que sofreu nos últimos dias. Cássio e ele, a rigor, são os únicos titulares corintianos que devem jogar no Noveli Júnior.

Já os demais, cobertos pelos louros da boa fase do time na Libertadores, ganharam folga. Renato Augusto, por exemplo, curtiu os desfile das escolas campeãs no Rio de Janeiro, enquanto Fábio Santos sofreu lesão no joelho e para por 45 dias. As exceções ficaram por conta de Fagner, Felipe e Danilo - relacionados, eles reforçam o banco de Tite, a princípio. Outro reserva de peso é Vagner Love, ainda atrás do melhor ritmo.

FICHA TÉCNICA
ITUANO x CORINTHIANS

Local: Estádio Noveli Júnior, em Itu (SP)
Data: 22 de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Márcio Henrique de Gois
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Luiz Alberto Andrini Nogueira

ITUANO: Fábio; Dick, Léo, Naylhor e Peri; Jonatan Lima, Walfrido, Cristian e Clayson; Ricardinho e Misael.
Treinador: Tarcísio Pugliesi.

CORINTHIANS: Cássio; Edílson, Felipe (Yago), Edu Dracena e Uendel; Cristian e Bruno Henrique; Malcom, Petros e Mendoza; Guerrero.
Treinador: Tite