Topo

Felipão põe direção 'contra a parede' por reforços. Grêmio promete atitude

Luiz Felipe Scolari quer contratações para o Grêmio ganhar qualidade - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Luiz Felipe Scolari quer contratações para o Grêmio ganhar qualidade Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

23/02/2015 23h37

Luiz Felipe Scolari colocou a direção do Grêmio 'contra a parede' com suas palavras após o empate em 0 a 0 com o Juventude nesta segunda-feira (23). Segundo o comandante de campo, espera contratações na próxima semana. E o diretor executivo de futebol, Rui Costa, não negou mover-se no mercado nos próximos dias. Mas também não indicou garantias. 

"Espero que contrate. Ponto. Espero que contrate. Acabou o assunto. Quando ficamos nessa de 20 mil a mais, 20 mil a menos, quem tem que decidir é o clube. A ideia e o projeto é ter um clube enxuto e uma recuperação grande. Só que também temos que fazer isso baseado em atletas que nos deem mais resposta que a meninada. Mas não dá para exigir deles mais do que estamos exigindo. Espero que aconteçam as negociações nessa semana e cheguem dois ou três jogadores. Quando tiramos X valor, temos crédito para nos dar mais alguma coisa", afirmou o comandante. 
 
A imposição pública de reforços não mudou o tom de discurso da direção. Nenhuma garantia foi dada, mas a expectativa é realmente anunciar novos jogadores nesta semana. 
 
"O Felipão fala isso porque sabe que mais cedo ou mais tarde estas contratações aparecerão. Debatemos os mercados, os tipos de contratação, o que vamos fazer. O Grêmio tem muitas possibilidades, está sendo coerente com suas diretrizes. Buscamos equilíbrio financeiro. Não podemos contratar 10 ou 12 jogadores. Temos que contratar pontualmente em um mercado difícil. Mas isso nos impõe trabalho e capacidade. Estamos trabalhando juntos para agregar as contratações o quanto antes. As premissas financeiras, sim, são inegociáveis", explicou o diretor executivo de futebol, Rui Costa. 
 
O último nome citado como possibilidade é o argentino Lucas Zelarrayan, do Belgrano, de 22 anos. O meia, no entanto, não deixará o clube que defende atualmente após ver uma proposta rejeitada segundo a imprensa de lá. E é exatamente o mercado do exterior o principal alvo. Mas os valores emperram qualquer acerto. 
 
O mesmo vale ao destaque da Costa Rica na Copa do Mundo, Bryan Ruiz. Atualmente no Fulham, da Série B inglesa, o jogador é apreciado em Porto Alegre. Mas considerado caro. 
 
"O Grêmio foi um dos grandes defensores da ampliação na cota de estrangeiros na legislação do futebol brasileiro. Todos sabem que são mercados de bons jogadores e não tão caros. Mas atualmente, já pela demanda, se tornou mais difícil. Hoje um atleta pretendido por um clube brasileiro já toma outro patamar", afirmou Rui. 
 
O Grêmio terá a semana toda pra se preparar para o clássico Gre-Nal. O duelo está marcado para o próximo domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio.