Topo

Flamengo cumpre prazo dado por Luxa e confirma saída de Léo Moura

Lateral Léo Moura, de 36 anos, defendeu Flamengo por dez anos e era capitão da equipe - Divulgação/Alexandre Vidal/Fla Imagem
Lateral Léo Moura, de 36 anos, defendeu Flamengo por dez anos e era capitão da equipe Imagem: Divulgação/Alexandre Vidal/Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/02/2015 11h44

O Flamengo, oficialmente, deu adeus a Léo Moura. O lateral direito teve a sua saída anunciada pelo diretor Rodrigo Caetano nesta segunda-feira. Este era o prazo dado por Vanderlei Luxemburgo para a definição do caso, que se arrastava desde a última quinta-feira e chegou a irritar o treinador. O veterano - que tinha contrato com o Rubro-Negro até o final do Campeonato Carioca - fica no clube até domingo, antes de fechar contrato com o Fort Lauderdale Strikers-EUA.

"O Flamengo não vai criar nenhum tipo de dificuldade. É a forma que tem de reconhecer todos os anos que o Léo viveu aqui. Lamentamos a saída. Não gostaríamos, mas temos que entender que é um projeto de vida", explicou Caetano.

Léo Moura tem 36 anos e estava no Flamengo desde 2005. Pelo clube, foi campeão brasileiro em 2009, da Copa do Brasil em 2006 e 2013, e cinco vezes campeão carioca. A passagem vitoriosa do lateral pela Gávea termina com tensão, após virar na reserva nos últimos jogos e ter dificuldades para fechar renovação contratual no final da temporada 2014.

A relação com a torcida rubro-negra, no entanto, é próxima. O lateral foi homenageado pelos fãs em jogo no Maracanã na última quinta-feira. Também teve o seu nome pedido por torcedores no domingo, durante jogo em Volta Redonda. As vaias ao titular Pará durante o empate por 1 a 1 com o Madureira incomodaram Luxa.

Com o futuro definido, Léo Moura cumpre agenda com o Flamengo até o próximo domingo, data do clássico com o Botafogo pelo Campeonato Carioca. Luxa já descartou qualquer tipo de homenagem ao veterano durante um jogo oficial. Ele deverá seguir como reserva da equipe nestes dois últimos jogos pelo clube - na quarta, o Fla estreia pela Copa do Brasil contra o Brasil de Pelotas.

"Estou à disposição para os jogos de quarta e domingo. Se vou jogar ou não, vai depender do treinador. Mas estou aqui 100%", avisou Léo Moura.

Com a perda da posição para o ex-gremista Pará e a aproximação do fim de seu contrato, Léo Moura aceitou o adeus ao Flamengo e a investida do Fort Lauderdale Strikers, time norte-americano que tem o ex-jogador Ronaldo com um dos sócios. O lateral disputará a segunda divisão nacional pelo seu novo clube.

O adeus acontece após a relação entre Flamengo, Léo Moura e Vanderlei Luxemburgo estremecer. Desde as férias até a pré-temporada em Atibaia e também nas primeiras rodadas do Carioca, o ambiente foi tenso. O jogador gostaria de ter assinado um vínculo mais longo e percebeu que a oferta para defender o clube por um período inferior ao que desejava era uma demonstração de que o seu prestígio já estava abalado na Gávea.

Pará foi um pedido especial de Luxemburgo – os dois trabalharam juntos no Grêmio entre 2012 e 2013. Léo Moura será reserva após superar dores na coxa direita.

Um recado do Léo Moura através das redes sociais ainda em dezembro, em que citou características do ingrato, não foi bem aceito pela diretoria rubro-negra e gerou debates sobre o lateral. Uma entrevista após amistoso contra o São Paulo em janeiro, em que ressaltava seu passado vitorioso pelo clube, também foi um movimento para deixar claro o descontentamento do jogador com os seus últimos passos no Flamengo.