Topo

Novo titular corintiano tirou lições após ir do céu ao inferno contra o SP

Uendel tem chance de sequência um ano após titularidade com Mano - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Uendel tem chance de sequência um ano após titularidade com Mano Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

23/02/2015 12h32

Lateral esquerdo, Uendel provavelmente será titular do Corinthians por 45 dias, fruto da lesão do titular Fábio Santos. Nesta segunda-feira, ele falou sobre a situação e admitiu ter aprendido com os erros.

No Campeonato Paulista 2014, com Fábio machucado, Uendel jogou como titular até a 13ª rodada. Foi elogiado pela força no apoio, mas alvo de críticas pela dificuldade em seu posicionamento defensivo. Na última das 12 partidas que fez, um clássico contra o São Paulo, errou no lance que gerou gol de Rodrigo Caio e a vitória são-paulina por 3 a 2. 

Para ele, um paradoxo. Em novembro de 2013, pela semifinal da Copa Sul-Americana, Uendel teve o melhor momento da carreira justamente no Morumbi. Em exibição irretocável, a Ponte Preta venceu o São Paulo por 3 a 1 e encaminhou a vaga histórica à decisão - acabou vice. O lateral esquerdo anotou o primeiro gol da noite e, dias depois, foi vendido ao Corinthians. 

"Houve uma evolução dessa parte defensiva", disse Uendel, que não fez mais partidas em sequência desde que Fábio Santos voltou de lesão. "A gente tinha o Sylvinho (auxiliar que deixou o clube), o (Fábio, auxiliar) Carile também fala muito da parte defensiva, o Tite cobra bastante. Mas sem perder a parte ofensiva que eles gostam bastante de mim. Todo jogador tem que buscar evoluir", explicou. 

Uendel também pediu mais créditos a Fábio Santos, ausente por conta de uma lesão no menisco do joelho esquerdo. "Para mim é uma grande oportunidade, pois passei o ano todo sem chance de ter sequência no Brasileiro. Méritos para o Fábio, um grande jogador. As pessoas às vezes não dão mérito a ele. É taticamente perfeito, não dá brechas, e por isso não venho jogando tanto". 

Destaque das divisões de base, o também lateral esquerdo Guilherme Arana, 17 anos, não compõe o grupo de 28 jogadores inscritos no Campeonato Paulista, mas está à disposição para a Copa Libertadores.