Topo

Após um ano parado, volante do Atlético-MG será improvisado na lateral

Volante de 21 anos vai voltar aos gramados após um ano e improvisado na lateral - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Volante de 21 anos vai voltar aos gramados após um ano e improvisado na lateral Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

24/02/2015 17h39

A nova camisa de treino do Atlético-MG ficou em segundo plano por conta da surpresa na escalação do time que vai enfrentar o Atlas, às 19h45 desta quarta-feira, pela Copa Libertadores. A utilização de André como centroavante também foi outro detalhe que perdeu espaço para o a novidade do treinamento na Cidade do Galo. O lateral esquerdo Pedro Botelho, que vinha atuando no time principal, devido à lesão de Douglas Santos, foi diagnosticado com um estiramento no músculo da coxa direita e também está fora de combate. O volante Lucas Cândido, que não joga desde fevereiro de 2014, ganhou a vaga e será improvisado no setor.

Apesar do grau da lesão não ter sido informado pelos médicos do Atlético, já é certa a ausência do jogador no confronto pela Libertadores. Desta forma, Lucas Cândido voltará aos gramados depois de mais de um ano tratando de uma grave lesão no joelho direito. A recuperação foi lenta ao longo do ano e o prata da casa de 21 anos só foi liberado totalmente do departamento médico no mês de dezembro.

Vale lembrar que Levir Culpi já tinha outros desfalques certos para a segunda partida na Libertadores. Além de Douglas Santos, Marcos Rocha e Lucas Pratto também seguem em recuperação. A princípio, Pedro Botelho e Jô eram os reservas de imediato para a lateral direita e ataque, mas também se lesionaram, abrindo novas vagas no time.

No treinamento tático desta terça-feira, decisivo para esboçar a equipe, Levir montou seus titulares com: Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Lucas Cândido; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan e Dátolo; Maicosuel e André. Após a atividade, alguns atletas ficaram em campo para treinarem cobranças de pênaltis e faltas.

Pedro Botelho chegou a ser poupado no jogo do último domingo, contra o América-MG, justamente para evitar o desgaste físico, mas se lesionou durante o treinamento do dia seguinte. Levir Culpi ainda conta com Emerson Conceição à disposição, mas o lateral esquerdo de origem não poderá participar do jogo nem se o treinador quisesse, já que ficou de fora da lista de 30 atletas inscritos para a fase de grupos do torneio.

Apesar da ‘fogueira’ na qual foi colocado, atuar na lateral não é novidade para Lucas Cândido no Atlético. O jogador chegou a ser improvisado na posição pelo técnico Cuca, em 2013, desbancando o veterano Richarlyson na posição. Ao final daquela temporada, Lucas ainda foi o titular do time no Mundial de Clubes, mas não deixou uma boa impressão nos dois jogos em que participou.