Topo

Da festa para o trabalho, sem cachê: o esforço do atleticano Chico Pinheiro

Chico Pinheiro durante o lançamento dos uniformes do Atlético-MG para 2015 - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Chico Pinheiro durante o lançamento dos uniformes do Atlético-MG para 2015 Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

24/02/2015 13h32

“Eu não sou torcedor de time de futebol, eu sou atleticano”. A frase cunhada pelo jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, resume bem a relação que ele tem com o Atlético-MG, ou melhor, com o Galo, já que ele não gosta de ver o time de coração ser chamado apenas por Atlético-MG. “É Galo. Ou então Clube Atlético Mineiro”, brincou o jornalista durante o lançamento da camisa 2015 do clube alvinegro, em evento que Chico foi o mestre de cerimônia.

Mas para manter algo que tem se tornado uma tradição, assim como havia acontecido em 2010 e 2012, foi preciso uma logística toda especial para que o apresentador do Bom Dia Brasil estivesse em Belo Horizonte na noite dessa segunda-feira. Âncora do jornal matinal da Rede Globo, Chico Pinheiro tinha de voltar logo para o Rio de Janeiro, pois às 5h30 precisava estar na redação para preparar o telejornal.

Tudo só foi possível graças a Eduardo Gribel, proprietário da Tenco Shopping Centers, nova patrocinadora do clube, que providenciou um jatinho para o apresentador passar algumas horas na capital mineira. O suficiente para ser o mestre de cerimônia da festa, rever velhos amigos e tirar muitas fotos. Certamente Chico foi um dos mais assediados, assim como Leonardo Silva, Dátolo e Lucas Pratto, os três jogadores presentes ao evento.

Entre o término da festa e o retorno para casa, poucas horas de descanso, insuficiente para dormir. Tudo por amor ao clube, como destaca Chico Pinheiro, que é conselheiro do Atlético e não cobra nada para fazer todo esse sacrifício. “Eu é que sou prestigiado por estar aqui na família atleticana, a minha família, a minha casa”, resumiu em entrevista à TV Galo.

Chico Pinheiro é muito querido pela torcida alvinegra por defender e divulgar o clube em rede nacional, seja durante a apresentação do Bom Dia Brasil ou nas vezes em que participa do programa Redação Sportv. E foi assim que ele abriu o evento para quase mil convidados. “Do alto da TV Globo eu tenho orgulho de dizer: Brasil, eu sei que você treme”.

Durante a cerimônia, Chico Pinheiro fez uma revelação importante, ao menos para os atleticanos. Tem trabalhado arduamente para que todos da emissora carioca passem a chamar o Atlético apenas pelo apelido. “Já consegui convencer muita gente a falar Galo”, comentou o jornalista, que citou o narrador Cléber Machado como exemplo.

Mesmo morando fora de Minas Gerais há muitos anos, o apresentador do Bom Dia Brasil é visto com certa frequência nos jogos do clube em Belo Horizonte. Um dos prazeres é levar os três filhos mais novos ao campo. “Tenho orgulho de ter dois meninos de 13 anos e outro de 9, que mesmo nascidos em São Paulo, são atleticanos. Encaram todos aqueles corintianos e palmeirenses na escola. Desde cedo são acostumados a frequentar o Mineirão e já entraram muitas vezes no gramado com o time”.