Topo

Dirigente mais gata do mundo foi capa da Playboy e salvou time de falência

Do UOL, em São Paulo

24/02/2015 06h00

Da capa da Playboy para a presidência de um time de futebol. A trajetória não está entre as mais comuns, mas resume boa parte da carreira de Izabela Pyzalska, que foi considerada a dirigente mais gata do mundo. Mas outros fatores além da beleza conduziram a polonesa à direção do Warta Poznán.

Izabela foi capa da Playboy polonesa em 2001. A revista fez sucesso, rendeu outros trabalhos e até novos ensaios como principal destaque de outras publicações locais, também voltadas para o público masculino. Foi logo após as revistas que ela consolidou o caminho para assumir o Warta Poznán.

A então modelo trabalhou durante cinco anos no ramo de construção civil e mercado imobiliário. Como responsável, fez de sua empresa uma das maiores da cidade de Poznán. Casou-se com um importante empresário local, acusado de roubo e porte ilegal de armas, e com ajuda dele se aproximou ainda mais do Warta Poznán.

Em momento difícil, o time que já foi campeão nacional duas vezes, em 1929 e 1947, elegeu Izabela presidente no início de 2011. Ela usou sua experiência na empresa de construção civil para avisar logo na chegada: “vou agir com punho de ferro, assim como acontece em toda grande empresa”.

E a missão não é das mais fáceis. Logo no segundo ano no poder, Izabela viu o Warta Poznán perto de declarar falência. Para evitar o pior, injetou dinheiro no clube e conseguiu mantê-lo funcionando, mas o time acabou rebaixado da segunda para a terceira divisão.

A torcida, contudo, voltou a frequentar mais o estádio nos primeiros meses, melhorando em até quatro vezes o público presente. Izabela, hoje com 37 anos, também se arriscou na política local, mas no momento seu maior desafio está mesmo em salvar o Warta Poznán. Charme não faltará.