Topo

Próximo adversário no Horto, Atlas é líder como visitante no Clausura

Independência costuma ser o caldeirão do Atlético, mas mexicanos querem estragar a festa - Bruno Cantini/Atlético-MG
Independência costuma ser o caldeirão do Atlético, mas mexicanos querem estragar a festa Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

24/02/2015 06h00

A derrota para o Santa Fé na estreia da Libertadores, aliada ao bom retrospecto do Atlético-MG no Independência, não significa que o time mineiro terá vida fácil nesta quarta-feira, data em que entra em campo pela segunda vez na Copa Libertadores. Após o revés contra o Colo-Colo, o Galo recebe o Atlas, do México, atual quinto colocado no Torneio Clausura, do México, mas líder entre todas as equipes no quesito visitante.

Até o momento, o Atlas soma 13 pontos nos primeiros 21 disputados no Clausura 2015, a edição do Campeonato Mexicano que começou no mês de janeiro. Acontece que somente quatro desses pontos foram conquistados dentro de casa. Longe de seus domínios, os ‘Zorros’ alcançaram nove pontos, o que equivale a 75% dos disputados como visitante.

A última vitória dos mexicanos aconteceu no sábado. O clube foi a Torreón enfrentar o Santos Laguna e saiu com a vitória por 1 a 0, com gol de Arturo Gonzales. Dos outros três compromissos fora de casa até o momento no Clausura, o Atlas perdeu um e venceu outros dois.

Ao visitar o Atlético dentro do Independência, grande parte dos clubes costumam se fechar na defesa e descer ao ataque nos contra-ataques. Se utilizada pelo Atlas, a estratégia pode oferecer perigo aos alvinegros. O goleiro Federico Vilar e o meia brasileiro Keno são dois dos pilares do time. Enquanto o arqueiro da camisa 3 tem como ponto forte a rápida saída de bola, o meia de 25 anos faz as infiltrações pela diagonal, atuando como ponta no lado direito do campo. Mais a frente, a equipe não conta mais com Maikon Leite, mas tem o faro do artilheiro Martin Barragan para balançar as redes.

"O Atlas é um time de qualidade e que também precisa vencer. Querem tirar a diferença fora de casa depois do tropeço em casa contra o Santa Fé. Os mexicanos são ofensivos, tem contra-ataque rápido. Temos que ter atenção para não deixar a ansiedade tomar conta", falou o capitão Leonardo Silva.

Atlético e Atlas entram em campo às 19h30 desta quarta-feira, no Independência. O jogo é válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa Libertadores. Os outros dois clubes da chave, Santa Fé e Colo-Colo se enfrentam na quinta-feira, às 22h30, em Bogotá.