Topo

Caiu no Horto está morto? A máxima do Atlético-MG começa a falhar

Atlético-MG é forte em casa, mas números no Independência já foram melhores - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atlético-MG é forte em casa, mas números no Independência já foram melhores Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/02/2015 08h10

Os números do Atlético-MG no novo Estádio Independência são impressionantes. Apenas cinco derrotas em 90 jogos, com 63 triunfos e 193 gols marcados desde a reinauguração, em maio de 2012. No entanto, a fortaleza do Horto parece ter perdido força, pois foram quatro derrotas nos últimos 12 meses. Números assustadores para quem perdeu somente uma vez nos dois primeiros anos no estádio.

O Atlético ficou bastante tempo sem atuar em Belo Horizonte, por causa das reformas no Mineirão e no próprio Independência. Entre o retorno que aconteceu em maio de 2012, no triunfo por 2 a 1 sobre o Goiás, até dezembro de 2013, no empate em 2 a 2 com o Vitória, foram 55 jogos e somente uma derrota, para o Atlético-PR. O incrível desempenho dentro de casa fez a torcida alvinegra criar o bordão “caiu no Horto, tá morto”.

Jogar contra o Atlético em Belo Horizonte ainda tira o sono de qualquer adversário. O Independência continuar um forte aliado, vide o triunfo sobre o Cruzeiro, na primeira partida decisiva da última Copa do Brasil. Mas nos últimos 12 meses a equipe atleticana perdeu quatro vezes em 34 partidas, enfraquecendo um pouco o grito do torcedor.

Contra o Atlas, pela Libertadores, os jogadores do Atlético contam justamente com os torcedores para que o Independência volte a ser o ‘cemitério do Horto’. “O futebol é de muita pressão e não podemos deixar a oportunidade passar. Temos de vencer jogando dentro de casa, mesmo sob muita pressão, vindo de dois resultados negativos. É o momento oportuno para a gente se unir, se fechar, e dar o máximo nesse jogo de quarta-feira. Não só dentro de campo, mas fora de campo também, pois o apoio da torcida é muito importante e fundamental para o nosso desempenho”, comentou o zagueiro e capitão Leonardo Silva.

Se existe algo positivo nas derrotas do Atlético no Independência, é o peso de cada partida. O time atleticano não perdeu nenhum jogo importante no estádio. Foram três derrotas pelo Campeonato Brasileiro e duas pela fase inicial do Campeonato Mineiro. Como o duelo ante o Atlas tem o aspecto decisivo, a equipe alvinegra vai bastante confiante para o confronto desta noite.

“Nosso objetivo é somar pontos fora de casa, mas nosso maior objetivo é somar pontos em casa. Onde tem que prevalecer nosso mando de campo, temos colocar nosso ritmo do início até o fim. Como a gente fez no segundo semestre do ano passado, aquele futebol que encantou todo mundo. Espero que amanhã a gente esteja todo mundo focado para buscar a primeira vitória na Copa Libertadores”, disse Luan.

Se nas passagens anteriores o técnico Levir Culpi ainda não havia perdido com o Atlético atuando no Independência, agora ele lidera um ranking nada agradável. São três derrotas de Levir, contra uma de Cuca e outra de Paulo Autuori.