Topo

Com espírito de luta mas sem futebol, Atlético-MG perde para o Atlas

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/02/2015 21h39

Não foi dessa vez que o Atlético-MG venceu a primeira partida na Copa Libertadores 2015. Ainda pior, o time de Levir Culpi acabou derrotado pelo Atlas por 1 a 0, com gol de Suarez, aos 41 minutos do segundo tempo. Resultado que deixa a equipe brasileira na última colocação do grupo 1 e em situação bastante complicada. Se na derrota para o Colo-Colo.

Ainda sem conseguir apresentar o bom futebol do segundo semestre do ano passado, o Atlético ainda contou com a sorte em alguns momentos, já que o Atlas teve boas oportunidades para fazer o gol, inclusive cara a cara com o Victor. Mas nos minutos finais foi impossível evitar o pior. Suarez aproveitou linha de impedimento errada feita pela defesa alvinegra e ficou sozinho com Victor, para fazer o único gol da noite no Independência, fazendo o Atlético perder por duas vezes seguidas pela primeira vez no novo Independência.

Vontade e luta por parte dos jogadores não faltaram, mas é preciso jogar mais bola. E se o time atleticano ainda não funcionou nesta Copa Libertadores, Levir Culpi vai ter três semanas para ajustar as coisas. O próximo compromisso pela Libertadores é só no dia 18, contra o Santa Fe, na Colômbia.

Fases do jogo: O jogo não começou como queria o torcedor do Atlético. Apesar de jogar desde o início com os 11 jogadores no campo de defesa, o Atlas explorava a velocidade nos contra-ataques e esteve perto de marcar em duas boas finalizações, aos 4 com Millar, que ainda deixou dois atleticanos no chão, e aos 9 com Caballero. Os sustos foram o suficiente para acordar a equipe da casa.

Empurrado pela torcida, que apesar da forte chuva não mostrou desanimo, o Atlético se arrumou em campo. Trocava passes no ataque e não permitia mais o forte contra-ataque dos mexicanos. Jogador alvinegro mais vibrante na partida, Luan esteve perto de marcar por duas vezes, mas ficou no quase. Aos 33 uma chance inusitada que acabou em lamentação. Villar espalmou errado e a bola bateu nas costas de André, que nada viu e não conseguiu marcar.

Sem contra-ataques e mesmo cercando bem o Atlético, que apresentava muita dificuldade para entrar, o Atlas resolveu fazer cera. E era assim a cada cobrança de tiro de meta, lateral e escanteio. Para complicar a situação para o Atlético, o capitão Leonardo Silva fraturou um dedo da mão esquerda e teve de ser substituído.

A missão no segundo tempo seria mais árdua ainda. O relógio correndo contra, mas, por outro lado, sem a chuva que incomodou em boa parte do primeiro. Ousado, Levir sacou o volante Leandro Donizete e colocou o meia Cárdenas. E o Atlético já voltou outro e criou boas chances aos 4, 7 e 8 minutos. Exposto, a equipe de Levir Culpi levou alguns sustos.

E foi isso que se viu a partir de então. O Atlético sem força para pressionar e dando muitos espaços aos mexicanos. A trave e o goleiro Victor evitou apenas o gol mais cedo, mas não impediu que Suárez balançasse as redes no final da partida.

O melhor: André. Questionado por grande parte da torcida, o centroavante mostrou vontade e brigou por todas as bolas. Além da boa movimentação.

O pior: Maicosuel. Mais uma vez o meia destoou da equipe toda. Não conseguiu conduzir a bola e muito menos criar qualquer jogada ofensiva.

Chave do jogo: Faltando pouco mais de cinco minutos para o final da partida, Suárez, que deixou o banco de reservas no segundo tempo, é lançado livre e só espera a saída do goleiro Victor para fazer o gol da vitória dos mexicanos.

Para lembrar:

Adversários: Santa Fe e Colo-Colo são as outras equipes do grupo 1 e se enfrentam nesta quinta-feira, às 22h30 (de Brasília), no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia.

Pausa: Agora o Atlético deixa a Libertadores de lado por algumas semanas, já que o próximo compromisso é apenas no dia 18 de março, na Colômbia, contra o Santa Fe.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0 X 0 ATLAS (MEX)

Data: 25/02/2015 (quarta-feira)
Horário: 19h45 (de Brasília)
Motivo: 2ª rodada fase de grupos da Copa Libertadores
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Arbitragem: Dario Ubriaco (árbitro), Mauricio Espinosa e Nicolas Taran (trio do Uruguai)
Cartões amarelos: Victor (CAM) Medina e Vilar (ATS)
Gol: Suárez, aos 41 do segundo tempo
Público: 16.331 pagantes
Renda: R$ 933.870,00

ATLÉTICO-MG
Victor; Patric, Leonardo Silva (Edcarlos), Jemerson e Lucas Cândido; Leandro Donizete (Cárdenas), Rafael Carioca, Maicosuel (Dodô), Dátolo e Luan; André. Treinador: Levir Culpi

ATLAS (MÉXICO)
Federico Vilar; Gerardo Venegas, Enrique Pérez, Walter Kannemann, Edgar Castillo; Juan Medina, Juan Pablo Rodríguez, Rodrigo Millar (Treviño); Keno (Christian Suarez), Neri Caballero (Barragán) e Alfonso Rodriguez. Treinador: Tomás Boy