Topo

Ex-vendedor de sacolé se torna uma das armas do Cruzeiro para 2015

Marquinhos destaca-se na linha de frente do Cruzeiro na atual temporada - Pedro Vilela/Getty Images
Marquinhos destaca-se na linha de frente do Cruzeiro na atual temporada Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

25/02/2015 06h00

A história de superação de Marquinhos se confunde com a sua trajetória no Cruzeiro. Na chegada à Toca da Raposa, ele demorou a convencer Marcelo Oliveira que poderia atuar entre os 11 iniciais. Hoje é titular absoluto e um dos responsáveis por comandar o ataque do bicampeão nacional na Copa Libertadores. Na vida pessoal, foi vendedor de sacolé, cogitou desistir do sonho de se tornar jogador e acabou se profissionalizando em 2008 pelo Vitória.

Agora respaldado pela comissão técnica, o meia-atacante terá a incumbência de ajudar o time mineiro a sair com um triunfo sobre o Universitario de Sucre, da Bolívia, fora de casa, pela primeira rodada do grupo 3 do torneio continental, nesta quarta-feira, às 22h.

Na infância, o atleta natural de Prado, no sul da Bahia, vendia sacolé para ajudar na renda de sua família, sobretudo depois das mortes dos irmãos. Não desistiu e, atualmente, figura entre os principais nomes da equipe comandada por Marcelo Oliveira.

“Minha história é meio triste e meio feliz. Por tudo o que passei. Queria desistir de jogar bola, mas com a força dos meus pais e amigos estou aqui. Pensei em desistir quando perdi meu irmão, depois perdi o outro. Mas ergui a cabeça e com ajuda dos meus pais continuei meu trabalho e agora dou alegria para eles”, contou o apoiador, que completa relembrando as dificuldades como vendedor na infância:

“É verdade, quando eu ia para a escola, chegava em casa e minha mãe já estava com o geladinho no isopor pra eu vender. Eu falar que ia vender, mas quando chegava na rua deixava lá e ia jogar bola. Eu falava com ela que não conseguia vender, mas na verdade estava era largado”.

Com a camisa do Cruzeiro, ele trilha caminho parecido no que se refere à superação. Contratado junto ao Vitória, no meio do ano passado, teve dificuldades para se firmar. Chegou a ser a sétima opção para a linha ofensiva, atrás de Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Willian, Alisson, Dagoberto e Marlone. Todavia, não desistiu e tornou-se pilar da linha de frente.

Após as negociações de importantes peças do elenco da temporada passada, recebeu uma oportunidade entre os titulares e não tem decepcionado. Nas quatro primeiras partidas oficiais, anotou um gol e deu outras duas assistências. Ele, portanto, entra como um dos principais nomes da equipe na estreia da Libertadores.

ADVERSÁRIO
Se, por um lado, o Cruzeiro vem em boa fase e comandado por Marquinhos, por outro, o Universitario de Sucre chega ao confronto de estreia com desfalques importantes. Nesta terça-feira, véspera do embate, quatro atletas foram demitidos pelo técnico Julio Baldivieso: o defensor Oscar Ribera e os meio-campistas Cristian Árabe, Diego Ribero e Diego Sandoval. Apesar das dispensas, o time mandante entra animado para o duelo com o bicampeão nacional.

Ficha técnica
Universitário de Sucre-BOL x Cruzeiro

Local: estádio Olímpico Pátria, em Sucre (BOL)
Data: 25/2/2015
Hora: às 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Omar Ponce (EQU)

Universitário Sucre-BOL: Juan Robles; Jorge Barón, Filippetto, Camacho e Ballivián; Ribera, Silvestre, Vera, Bejarano e Guardia; Martin Palavicini.
Técnico: Julio Baldivieso.

Cruzeiro: Fábio; Fabiano, Paulo André, Léo e Eugenio Mena; Willian Farias, Henrique, Giorgian De Arrascaeta e Marquinhos; Willian e Leandro Damião.
Técnico: Marcelo Oliveira.