Topo

Novas normas da Conmebol atingem torcedores, imprensa e até o América-MG

Referências ao América-MG foram tampadas, por determinação da Conmebol - Victor Martins/UOL Esporte
Referências ao América-MG foram tampadas, por determinação da Conmebol Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/02/2015 18h03

Não é só o clube mandante que sofre com as determinações criadas pela Conmebol em 2015. Se o Atlético-MG não pode ter seu mascote e algumas crianças em campo, outros partes envolvidas com o espetáculo também sofrem restrições. É o caso dos jornalistas credenciados para a cobertura do jogo entre Atlético e Atlas e até mesmo o América-MG.

Uma das características mais marcantes do Independência é o grande escudo do América que fica na frente dos vestiários. Além das cadeiras verdes, outros pontos garantem a identidade visual do estádio que pertence ao clube americano. No entanto, por determinação da Conmebol, tudo que é ligado ao América foi retirado ou tampado com panos pretos.

Em 2013 essa situação chegou a ocorrer na véspera da estreia do Atlético-MG na Copa Libertadores, contra o São Paulo. As imagens ligadas ao América foram tampadas e isso gerou um desconforto entre as duas diretorias, pois os americanos interpretaram a decisão como algo feito pelo rival local. Por intermédio do governo estadual, que solicitou à Conmebol que a identidade visual do estádio fosse mantida, tudo foi mantido nos devidos lugares.

Com um manual técnico de competição bem mais rígido em 2015, a entidade sul-americana não se mostra disposta a aceitar novos pedidos, mesmo que feitos por políticos. Tanto que além dos símbolos americanos, a Conmebol determinou também proibiu a exibição da marca de empresas que não patrocinam a Copa Libertadores. Assim, a administração do estádio também teve que tampar placas de publicidades posicionadas em várias partes do Independência.

O duelo entre Atlético e Atlas, pela segunda rodada da fase de grupo da Libertadores 2015, é 11ª partida da competição continental que vai acontecer na Arena do Horto. Nas dez vezes anteriores, sempre com o time alvinegro em ação, as marcas do América ficaram expostas, evitando qualquer tipo de atrito entre diretorias, o que deve acontecer nos próximos dias.

Se os torcedores não podem fazer a festa na arquibancada com a presença de bandeirões e bandeiras com mastro de bambu, a imprensa também tem seu espaço limitado. A circulação na frente dos vestiários vai ser permitida somente até 20 minutos antes dos jogos e a presença dos repórteres no local vai ser permitida somente após as coletivas dos treinadores das equipes envolvidas na partida, impedindo que os jogadores sejam entrevistados por emissoras que não tenham o direito de transmissão.