Topo

Robinho aproveita pressão em astros para comer pelas beiradas no Palmeiras

Robinho, volante do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Robinho, volante do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 13h00

Pouco falado em meio à enxurrada de contratações, Robinho pode ser considerado o reforço que mais surpreendeu até agora. O meia resistiu a todos os testes de Oswaldo de Oliveira no Palmeiras e, como ele mesmo define, "comendo pelas beiradas", conseguiu manter a vaga de titular em diferentes posições.

Atuando aberto pela esquerda, centralizado como o armador e também como o segundo volante, o jogador só vê a concorrência aumentar. A última novidade desta quarta-feira (25) foi a entrada de Arouca como titular. E a pressão só aumenta? Muito mais nas costas dos astros, como Valdivia e Cleiton Xavier que ainda não estrearam.

"Sem dúvida, a pressão em mim é maior com a concorrência. Mas a pressão é maior ainda neles. Eles são falados toda a hora e têm mais nome. Então a pressão é maior neles. Eu estou aqui de ladinho, comendo pelas beiradas e cavando meu lugar no time. O nível técnico vai subir muito, evoluir bastante e espero estar nessa equipe porque vai ser bom jogar com esses caras", afirmou o meio-campista.

Com a mudança no treino desta quarta, Robinho deixou de ser segundo volante e passou a atuar como meia, no lugar que era de Alan Patrick. Ele ainda não se considera titular e espera que o treinador faça novos testes até a partida de sábado (28) contra o Capivariano, no Allianz Parque.

Robinho vai além e reconhece que terá um pouco mais de dificuldades para exercer a nova função.

"Não é que eu perco a noção do espaço, mas é que não tenho facilidade de dominar a bola com os adversários atrás. Dificilmente você vai me ver dominar a bola de costas, mesmo quando ela está atrás. Tenho essa dificuldade e sei disso. Jogando de segundo volante, eu carrego mais a bola, faço mais lançamentos, enquanto que, como meia, eu toco mais para frente", completou.

Se venceu Alan Patrick no primeiro round da disputa, Robinho alerta que dificilmente vencerá Valdivia quando o chileno estiver pronto. O camisa 10 ainda não tem data para voltar aos gramados e, nesta quarta, foi visto batendo na bola pela primeira vez em 2015.

"Eu não estou ansioso, mas quero que ele jogue logo porque tem muita qualidade. O torcedor acredita muito nele e nós também. Mas enquanto ele não joga, temos jogadores que vão dar o seu melhor. Valdivia vai ser a cereja do bolo para completar o time. Com a qualidade dele, vamos brigar muito forte para ser campeão", finalizou.