Topo

Atlético-MG confirma cirurgia e Leonardo Silva para por tempo indeterminado

Perto dos 200 jogos pelo Atlético-MG, Leonardo Silva vai demorar um pouco mais para atingir a marca - Pedro Vilela/Getty Images
Perto dos 200 jogos pelo Atlético-MG, Leonardo Silva vai demorar um pouco mais para atingir a marca Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

26/02/2015 10h52

Ainda no primeiro tempo da derrota para o Atlas, pela Copa Libertadores, o zagueiro Leonardo Silva fraturou o terceiro dedo da mão esquerda e teve de ser substituído por Edcarlos. Isso aconteceu aos 38 minutos de jogo e antes mesmo do término da etapa inicial o defensor atleticano seguiu para o hospital Mater Dei, na região centro sul de Belo Horizonte. Após exames, ficou constada a necessidade de uma cirurgia. Com isso, o Atlético perde seu capitão por tempo indeterminado.

O procedimento cirúrgico ainda não tem data marcada, mas a tendência é que ocorra nesta sexta-feira. Por se tratar de uma parte mais sensível e com pequenos ossos, o tempo de retorno aos gramados depende da reação do atleta, o que varia em casa e depende até mesmo da possibilidade de treinar com uma proteção especial.

Com Leonardo Silva fora de combate, o Atlético passa a ter Edcarlos como o companheiro de Jemerson na defesa. O zagueiro de 29 anos tem 31 partidas pelo clube e três gols marcados, o mais importante deles foi contra o Corinthians, nas quartas de final da Copa do Brasil do ano passado. Apesar disso, Edcarlos ainda não é unanimidade entre os torcedores e é sempre bastante contestado. Nesta temporada ele tem dois jogos, contra América-MG e Atlas, e soma 142 minutos em campo.

Além da agora dupla titular, Levir Culpi conta ainda com Tiago, Emerson e Jesiel para o setor. Pela hierarquia do treinador, Tiago se torna o reserva imediato. Os próximos quatro jogos do Atlético são pelo Campeonato Mineiro. Antes de volta a jogar pela Libertadores, dia 18 de março, contra o Santa Fe, o time alvinegro enfrente Guarani, Cruzeiro, Caldense e URT.

Além de Leonardo Silva, outros oito jogadores estão no departamento médico. São os laterais Marcos Rocha, Pedro Botelho, Eron e Douglas Santos, os meias Giovanni Augusto e Guilherme, além dos atacantes Lucas Pratto e Jô. Dessa turma toda aí, o único com alguma chance de voltar a jogar neste domingo é o lateral esquerdo Douglas Santos.

Para o clássico com o Cruzeiro, marcado para o dia 8 de março, no Mineirão, o argentino Lucas Pratto também pode ganhar condição de jogo. Os demais precisam de algum tempo extra de recuperação ou na transição do departamento médico para o campo, como é o caso do meia Guilherme. Por causa do histórico de lesões, o camisa 17 faz um trabalho diferenciado dos demais companheiros que estão machucados.