Topo

Atlético tem recorde ameaçado pelo Corinthians após perder dentro de casa

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

26/02/2015 06h00

Poucos atleticanos entre os mais de 16 mil pagantes que estiveram no Independência nessa quarta-feira, na derrota do Atlético-MG para o Atlas, do México, também estiveram no Mineirão na última vez que o time alvinegro saiu de campo derrotado como mandante em uma partida da Libertadores. O revés diante dos mexicanos quebrou uma sequência de 20 partidas de invencibilidade, recorde brasileiro na competição.

O Atlético disputa da Libertadores pela sétima vez e desde a segunda participação o time mineiro não sabia o que era perder dentro de casa. A última derrota, e até então única em Belo Horizonte, aconteceu no dia 24 de setembro de 1978, quando a competição ainda era disputada com jogos aos domingos. Naquela tarde, no Mineirão, o Atlético perdeu por 2 a 1 para o Boca Juniors, então campeão, diante de mais de 50 mil presentes. O jogo valia pelo triangular semifinal, que contou ainda com o River Plate.

Portanto, 37 anos depois o Atlético caiu em casa numa partida de Libertadores. Nesse período foram 20 partidas como mandante, com 14 triunfos e seis empates, um recorde do futebol brasileiro no torneio. Mas essa marca está bastante ameaçada, já que o dono da segunda posição é o Corinthians, que também está na edição 2015 e, até agora, faz boa campanha.

A equipe paulista já soma 18 partidas de invencibilidade como mandante no torneio continental. A última derrota diante dos torcedores aconteceu há quase dez anos, quando perdeu por 3 a 1 para o River Plate, pelas oitavas de final da edição 2006. O jogo ficou marcado pela tentativa da torcida em invadir o gramado do Pacaembu. Desde então são 15 triunfos e três empates.

Perder justamente no Independência, local que o Atlético fez como fortaleza durante muito tempo, especialmente na Libertadores 2013, incomoda ainda mais. Os números no estádio do Horto ainda são bons, com apenas seis derrotas em 91 partidas, desde a reinauguração, em maio de 2012. Se nos primeiros 55 jogos o time alvinegro caiu apenas uma vez diante de sua torcida, agora são cinco derrotas nos últimos 12 meses.

Em um recorte de tempo ainda menor, somente os últimos seis compromissos no Independência, o Atlético tem três derrotas e três vitórias. O atacante André minimizou o novo tropeço dentro de casa, acreditando que o time vai render mais com o passar dos jogos. "Infelizmente foram essas derrotas, não estamos acostumados a perder aqui no Horto. A gente fica bastante chateado, pois é o campo que estamos acostumados a jogar, que gostamos. Mas é só um começo de temporada, vamos evoluir muito e arrumar muita coisa que estamos errando".