Topo

Colombiano que corre a 25 km/h é remédio para problema do Corinthians

Mendoza fez gol em arrancada de velocidade diante do Linense - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Mendoza fez gol em arrancada de velocidade diante do Linense Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 06h00

Na discussão do Corinthians sobre contratações para 2015, um elemento era considerado fundamental pelo gerente de futebol Edu Gaspar e a comissão técnica liderada por Mano Menezes: velocidade.

Foi justamente por isso que o então gremista Dudu, agora no Palmeiras, era o primeiro nome na lista de reforços, mas não chegou. E em meio a tantas contratações de jogadores acima dos 30 anos, o colombiano Stiven Mendoza atendeu essa demanda. Algo que ele provou na vitória por 2 a 0 sobre o Linense na noite de quarta-feira.

Na arrancada em que chegou a 25 km/h, de acordo com medição realizada pelo Sportv, Mendoza recuperou bola do adversário, adiantou com a cabeça e deu dois dribles no marcador antes de concluir com perna esquerda para marcar bonito gol. E mostrar que, por mais que velocidade não seja o ponto forte de Edílson, Edu Dracena, Cristian e Vagner Love, o Corinthians de 2015 pode ser mais rápido quando tiver ele em campo.

Em efeito comparativo, Robben chegou a 37 km/h em lance entre Holanda x Espanha na última Copa do Mundo. Foi o lance pessoal de maior velocidade na história dos Mundiais. Já Mendoza, no clássico contra o Palmeiras, arrancou na intermediária defensiva e chegou na área rival em só 7 segundos, provavelmente acima dos 25 km/h em Lins.

Para a comissão técnica, a lentidão corintiana ocorria nas transições ofensiva e defensiva. Na prática, trata-se do tempo em que o time demora para se ajustar quando retoma ou perde a bola. A eficiência desses processos significa, na recuperação, ainda encontrar a zaga adversária desarrumada. Ou, quando se faz uma boa transição defensiva, rapidamente proteger a própria zaga. Mendoza, por mais que não seja brilhante tecnicamente, é o único reforço que cumpre esses dois quesitos.

"Ele é contundente, agride, tem uma transição rápida e está aprendendo a ser mais objetivo. Ele é vertical, vai para dentro. Vai aprimorar a precisão", declarou Tite, satisfeito com Mendoza na vitória construída em Lins.

Quando perguntado sobre Dudu, no início da temporada, o gerente Edu Gaspar explicou por que ele era tão cobiçado. "O mercado é carente de atletas de velocidade e transição. No futebol moderno, estão sendo muito buscados os jogadores com essas características. Alguns atletas têm essas características e chamam a atenção", afirmou na época.

Com o caixa apertado e o então presidente Mário Gobbi pouco disposto a fazer loucuras, o Corinthians teve dificuldades para ser mais veloz em 2015. Foi justamente por isso que, por exemplo, perdeu Dudu, Darío Conca e Óscar Romero. Também foi por isso que nem avançou nas sondagens a Wellington Nem, do Shakhtar-UCR. Mas, graças a uma indicação analisada por Edu e o departamento de futebol, chegou o colombiano Mendoza, 22 anos.

Desconhecido no Brasil, ele chegou a ser aprovado em testes no Parma-ITA após deixar o futebol sul-americano, mas não conseguiu ser inscrito a tempo. Destaque do futebol indiano, ele ainda precisará provar ser útil nos jogos mais importantes, mas já conseguiu ser opção de velocidade para Tite.