Topo

Gervinho fala sobre gesto de coração após racismo:"foi espontâneo"

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 20h17

Gervinho foi o nome da classficação da Roma às oitavas de final da Liga Europa. O atacante sofreu com atos de racismo mas respondeu à altura com o gol que decidiu o confronto.

Após o gol, ele fez um gesto de coração com as mãos para as arquibancadas em Roterdã. "Foi um gesto espontâneo", afirmou o jogador depois da partida sobre o gesto irônico.

"A classificação foi muito importante, a equipe precisava de uma vitória como essa", concluiu Gervinho.

O diretor de futebol do Feyenoord, Eric Gudde, também se pronunciou após o jogo e lamentou os gestos de racismo. "Nós dissemos à Uefa, isso acontece há anos com a gente, eu concordo que é racismo", afirmou ele.

Gudde lembrou que existem muitos trabalhadores e jogadores negros no clube holandês e que o racismo não é um problema do clube, mas reclamou da reação do árbitro.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, Gervinho  viu bananas infláveis serem atiradas pelos torcedores do Feyenoord em sua direção. O jogo continuou mas foi interrompido por cerca de 10 minutos no segundo tempo pelo árbitro da partida depois que objetos incitando o racismo continuaram a ser jogados em campo.

Todos os jogadores desceram para o vestiário quando o placar da partida marcava 1 a 0 para o Roma. Depois da interrupção, o jogo foi retomado e o Feyenoord logo chegou ao empate com Manu.

Mas Gervinho decidiu a classificação para a Roma após balançar as redes e mandar corações para a torcida holandesa. O jogo terminou coma vitória da Roma por 2 a 1 sobre o Feyenoord, que haviam empatado por 1 a 1 na Itália em jogo marcado por confronto dos torcedores holandeses com a polícia italiana.