Topo

Walter encara jejum desde a Copa. Pelo menos dentro de campo

Walter "deitou e rolou" na comemoração de seu último gol pelo Flu, em maio de 2014 - Nelson Perez/Fluminense FC
Walter 'deitou e rolou' na comemoração de seu último gol pelo Flu, em maio de 2014 Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/02/2015 06h00

Há 25 jogos oficiais sem balançar as redes adversárias, Walter vive momento delicado no Fluminense. O gordinho contratado no ano passado após ser a sensação do Brasileiro de 2013 está desde maio de 2014 sem marcar em competições, o que lhe tirou espaço do elenco comandado por Cristóvão Borges nas Laranjeiras.

Os últimos dois gols de Walter pelo Fluminense em uma competição oficial aconteceram no dia 21 de maio, quando o Tricolor goleou por 5 a 2 o São Paulo no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro, três rodadas antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo, há nove meses. Desde então, o gordinho marcou apenas contra o Colonia-ALE na Florida Cup, um torneio amistoso na pré-temporada deste ano.

O desgaste causado pelo jejum foi acentuado pela forma com a qual o Walter se apresentou para a pré-temporada tricolor nos Estados Unidos. Após um mês de férias, o jogador estava visivelmente muito acima do peso do fim do Brasileiro e perdeu a antes provável vaga como titular para o ainda recém-chegado Lucas Gomes, ex-Icasa.

A situação deixa Walter próximo de um adeus ao Fluminense, pois o próprio atleta não esconde sua vontade de voltar a ser titular, seja nas Laranjeiras ou em uma nova casa. Recentemente, Goiás e Santos demonstraram interesse no gordinho. O time goiano foi onde o atacante viveu uma das melhores fases de sua carreira, enquanto os paulistas são comandados pelo técnico Enderson Moreira, que treinou o Alviverde no auge do jogador.

“Ele quer ficar mais feliz, quer ir para um lugar onde possa ser titular. No Fluminense tem tido menos chances... Entendemos a situação do jogador, mas ele é importante para nós também", deixou claro recentemente o diretor executivo de futebol Fernando Simone. “Estamos conversando pra tentar achar uma situação boa para todo mundo. Hoje, é um jogador importante para nós e só vamos abrir mão do Walter se for bom para nós e para eles também", completou.

A vontade de Walter não difere muito do desejo do Fluminense, uma vez que o jogador vem dando poucos resultados nos últimos meses. Além disso, o Tricolor é obrigado pelo contrato de empréstimo junto ao Porto a comprar 25% dos direitos econômicos do atleta por cerca de R$ 6 milhões, o que estimula o Tricolor a coloca-lo numa equipe onde possa atuar mais e, assim, dar retorno financeiro num futuro próximo.

Walter parece também não ter a mesma empolgação de outros tempos no Fluminense. Além da insatisfação com o banco de reservas, o atacante está com os nervos à flor da pele. O atacante já rebateu ofensas de torcedores nas Laranjeiras e até mesmo se envolveu numa briga com o goleiro reserva Kléver no último sábado que culminou numa tentativa de voadora.

O gordinho fez quatro partidas pelo Fluminense em 2015, nenhuma delas como titular, condição que parece cada vez mais distante para o atacante. Tanto é que deve ser o banco de reservas o lugar de Walter quando o confronto com o Resende começar no próximo domingo, em Volta Redonda, pela sétima rodada do Carioca.