Topo

Atlético-MG volta a ter 'nariz empinado' e trabalho é para recuperar o time

Jogadores do Atlético-MG começaram 2015 com muita confiança por causa do título da Copa do Brasil - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Jogadores do Atlético-MG começaram 2015 com muita confiança por causa do título da Copa do Brasil Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

27/02/2015 13h28

Ano passado o técnico Levir Culpi causou polêmica ao dizer que a conquista da Libertadores em 2013 deixou os atleticanos de nariz empinado. O treinador fez referência aos jogadores, dirigentes e torcedores. A declaração causou um grande mal-estar, especialmente entre o treinador e o então presidente Alexandre Kalil. Passada a crise, o time reagiu e conquistou a Copa do Brasil. E novamente a sensação é de que os atleticanos estejam de nariz em pé, já que o time mostrava muita confiança, mas começou muito mal na Copa Libertadores.

Questionado sobre o assunto, o treinador acredita que o time realmente esteja com algum resquício da conquista sobre o Cruzeiro, por tamanha importância que teve aquela decisão para o futebol mineiro. “Teve um resquício sim ainda, daquele momento mágico que nós passamos ali. Foi um negócio muito bacana. E é difícil para o ser-humano segurar uma alegria como aquela. A gente fica depressivo e altamente feliz, é uma coisa natural. Nós temos que brigar por isso agora, pois o elenco está praticamente o mesmo, embora com algumas alterações por causa de contusões. Mas precisamos reaver esse espírito”, comentou o treinador.

Apesar da derrota e do jogo ruim diante do Atlas, Levir ficou um pouco mais satisfeito com a entrega dos jogadores dentro de campo. Na opinião do treinador, o que falta agora é ajustar o funcionamento da equipe. “Embora contra o Atlas não tenha faltado esse espírito, foi mais uma questão técnica e tática. O time não estava bem organizado no campo. Foi muito mais por isso do que pelo empenho dos jogadores”.

E o trabalho do treinador nesse momento é justamente esse. Recuperar a força que o time apresentou durante 2014, para que possa se recuperar no Campeonato Mineiro e na Libertadores, afinal de contas já são três derrotas consecutivas, algo que não acontecia desde o início de agosto de 2013.

“Em relação a Libertadores já é um jogo decisivo para nós. Tem toda aquela matemática, as contas, mas se nós lembrarmos de como passamos pelo Corinthians e pelo Flamengo... Então, enquanto tiver uma chance, nós estamos dentro. Não chegamos nesse espírito ainda, mas eu acho que vai chegar logo. Precisamos chegar logo e temos material para isso”.

Além do trabalho prático, que é levar o time para campo e treinador, Levir também dá uma atenção especial para o lado emocional dos jogadores. Vencer o Guarani e recuperar a confiança de todos é um começo. Tanto é assim, que a equipe titular vai ser escalada para o compromisso da quinta rodada do Estadual.

“Quando terminou o último jogo, o vestiário parecia um velório, estava todo mundo triste. Às vezes, desse sentimento nasce uma reação. Então é importante é estar centrado, não passar a culpa para os outros, não achar culpado disso ou daquilo. Se tiver um grupo consciente e confiante, a gente passa por esse momento”, finalizou Levir.