Topo

Blatter quer que final da Copa-2022 no Qatar seja até 18 de dezembro

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 12h31

Classificação e Jogos

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, informou nesta sexta-feira que a final da Copa do Mundo de 2022 será no mais tardar em 18 de dezembro. Inicialmente, a entidade cogitou marcar a decisão para o dia 23 de dezembro. O comunicado de Blatter nesta sexta tem o apoio da Uefa, contrária ao término do Mundial durante o período de Natal para não prejudicar a programação de jogos na Europa.

"O dia 23 de dezembro definitivamente não. A final tem que acontecer no mais tardar até o dia 18", avisou o dirigente, em passagem pela Irlanda do Norte.

Normalmente, as Copas são agendadas nos meses de junho e julho, mas as altas temperaturas no Qatar (acima de 40 graus) inviabilizam a realização no meio da temporada.

Existe um entendimento na Fifa de que não há maneira de programar a Copa de 2002 para junho. O problema é acertar uma nova data. Um grupo de trabalho criado pela Fifa concluiu que a melhor solução para o Mundial de 2022, é colocar o torneio entre novembro e dezembro.

A mudança ainda precisa ser ratificada pelo comitê executivo da entidade internacional, que vai se reunir em Zurique entre os dias 18 e 19 de março deste ano. Até lá, porém, a proposta precisará derrubar resistências de TVs, clubes e das principais ligas nacionais de futebol do planeta.

A ECA (Associação de Clubes Europeus, na sigla em inglês) e a EPFL, entidade que reúne dirigentes de ligas de futebol da Europa, já se posicionaram abertamente contra a mudança da data de realização da Copa.

A reclamação dos clubes europeus ocorre por conta do calendário do continente, onde a temporada começa em agosto e termina em maio. Uma Copa do Mundo começando em novembro ou desfalcaria clubes gigantes no meio da temporada, ou exigiria uma reformulação do calendário.

Blatter adota discurso pacificador em meio à pressão de federações europeias.

"Haverá uma solução [em relação às datas da Copa] e acredito que todo mundo irá ficar bem".