Topo

O que Levir Culpi e o ex-técnico de Michael Jordan têm em comum

Levir Culpi assina uma exemplar de Um Burro com Sorte - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Levir Culpi assina uma exemplar de Um Burro com Sorte Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

27/02/2015 06h00

A maneira de Levir Culpi em conduzir o elenco do Atlético-MG tem chamado a atenção nesse quase um ano desde que retornou à Cidade do Galo. Com um estilo paizão, o treinador tem deixado a bronca de lado e optado pelo diálogo. Até mesmo em casos de ações severas, como foram os afastamentos de três jogadores no final do ano passado, o treinador tem dado novas chances e com isso retornou Emerson Conceição, Jô e André para o elenco atleticano. Parte disso se deve a Phll Jackson, técnico que mais vezes venceu a NBA.

Treinador de Michael Jordan e de outras tantas estrelas. Jackson escreveu o livro Onze anéis – A alma do sucesso, em parceria com jornalista e escritor Hugh Delehanty. A publicação trata justamente sobre como é conduzir tantos astros em equipes vitoriosas. Campeão seis vezes com o Chicago Bulls e outras cinco com o Los Angeles Lakers, portanto conquistando 11 anéis, Phill Jackson se descreve com um homem obstinado e gentil, que aposta na força do trabalho em conjunto, não em rígidos esquemas de treinamentos.

Algo que Levir Culpi tem aplicado no dia a dia da Cidade do Galo. O técnico é bastante elogiado pelo capitão Leonardo Silva. “Ele é bem inteligente, é bem rodado, um treinador experiente. Ele conversa bastante, até individualmente. Não apenas com o que produzimos dentro de campo, mas das nossas atitudes fora de campo também, que é importante para o nosso crescimento. A maneira como conduzimos o nosso corpo, o nosso trabalho, aquilo que precisamos para praticar o bom futebol. Então ele trabalha tanto dentro quanto fora de campo”, revelou o zagueiro alvinegro.

Adepto à leitura, o treinador atleticano lamenta não conseguir ler o tanto que gostaria, já que a profissão lhe toma bastante tempo. Mesmo assim, Levir Culpi sempre está em busca de mais conhecimento. No ano passado, o treinador mostrou que a ligação com os livros e forte e escreveu uma autobiografia, o Um Burro com Sorte?. A narrativa traz muitas histórias, a começar com a que originou o próprio título.

Além de livros, os filmes também são um passatempo do técnico do Atlético. Mais do que isso, também servem de inspiração, como Levir revelou alguns dias atrás na Cidade do Galo. “É a idade. A gente começa a perdoar. Chega em um momento da vida que a gente quer atacar, pegar. Agora passa um pouco o tempo e você percebe que a aproximação é mais fácil que a punição. Tenho assistido a filmes do Gandhi. É uma lição de vida para passar para os outros. Tomara que não aprendam só com a minha idade”, comentou Levir Culpi.

Estilo bem diferente do que era adotado pelo próprio treinador há dez anos, por exemplo. Na terceira passagem pela Toca da Raposa, o treinador contou que estava trabalhando inspirado no livro A Arte da Guerra, uma obra do chinês Sun Tzu e, como o próprio título revela, trata sobre a estratégias para uma guerra. Acredita que obra escrita há cerca de 17 séculos tenha inspirado muitos líderes mundiais, como Napoleão e Mao Tse Tung, por exemplo.

Uma década depois, cercado por uma literatura bem diferente, Levir Culpi descreve o momento atual como o seu período mais zen. A torcida do Atlético espera que os métodos que funcionaram na última temporada se repitam a partir de agora, pois a situação da equipe dentro da Libertadores exige que o trabalho em grupo seja determinante para o sucesso.