Topo

Mesmo com reservas, Cruzeiro faz nova vítima e segue líder no Mineiro

Henrique abriu a conta em mais uma vitória do líder Cruzeiro no estadual - Washington Alves/LightPress
Henrique abriu a conta em mais uma vitória do líder Cruzeiro no estadual Imagem: Washington Alves/LightPress

Do UOL, em Belo Horizonte

28/02/2015 17h56

Mesmo com o time reserva, o Cruzeiro foi a Juiz de Fora e não se intimidou com o Tupi. Melhor tecnicamente, o time de Marcelo Oliveira jogou com inteligência e construiu o placar de 3 a 0 ainda antes dos primeiros 20 minutos de jogo neste sábado. Com gols de Henrique Dourado, Maílson, contra e Neílton, o time celeste foi aos 13 pontos na tabela e agora só perde a liderança do Mineiro caso o América-MG goleie a Caldense por pelo menos sete gols de diferença. Com a derrota, o Tupi segue com seis pontos e perde a oportunidade de encostar no G-4 do campeonato.

VEJA O LANCE A LANCE DA PARTIDA NO PLACAR UOL

Fases do jogo

O Cruzeiro controlou a partida desde o início, sem ser incomodado pelo menos até os primeiros 20 minutos. O time da casa procurava abafar o visitante principalmente em jogadas pelo lado direito. Com muita inteligência, os comandados de Marcelo Oliveira souberam aproveitar a experiência de seus veteranos junto com a agilidade dos mais jovens, resgatando as já tradicionais jogadas aéreas. Com menos de 10 minutos, Bruno Edgar colocou a bola na cabeça do atacante Henrique, abrindo o marcador. Pouco tempo mais tarde, o estreante Pará cruzou pelo lado esquerdo e Maílson tentou uma espécie de chaleira e acabou marcando contra.

Somente após o susto inicial, o Tupi passou a chegar com mais perigo ao gol de Rafael. As principais ofensivas aconteciam pelas laterais, forçando uma maior permanência de Mayke e Pará no campo de defesa e equilibrando a partida. Ao fim do primeiro tempo, porém, a equipe alvinegra só havia registrado cinco finalizações, sendo quatro erradas.

Conforme terminou a primeira etapa, o segundo tempo começou com o Tupi incomodando o time do Cruzeiro. Os fortes e constantes apoios pelas laterais exigiram muito trabalho defensivo de Mayke. Recém recuperado de uma contratura muscular, o lateral acabou substituído por Fabiano quase ao mesmo tempo em que Neílton entrou no lugar de Joel. Com menos de um minuto em campo, o ex-jogador do Santos tabelou com Judivan e recebeu de volta para fazer o terceiro do Cruzeiro.

Ao contrário do que se imaginava, os jogadores de Marcelo Oliveira não tiraram o pé do acelerador e as mudanças do treinador surtiram efeito principalmente para a equipe retomar o controle do jogo. Sem mais nada a fazer, o Tupi tentou em vão seu gol de honra, o que não aconteceu. 3 a 0 placar final.

O melhor: Autor do primeiro gol, o atacante Henrique foi importante não só na hora de atacar, mas também na composição defensiva, auxiliando bastante na marcação do adversário. 

O pior: Em um lance totalmente desnecessário, o zagueiro Maílson levou corretamente o cartão vermelho ao entrar de sola no lateral Pará.

Chave do jogo: O terceiro gol do Cruzeiro, marcado por Neílton, foi um banho de água fria no Tupi. A equipe do interior voltou para o segundo tempo pressionando e ainda com esperanças de um empate, mas levou o terceiro gol logo no iníco decretou de vez a vitória celeste.

Para lembrar:  

Troca de última hora: Escalado para o time titular, o volante Felipe Seymour não chegou a entrar em campo. O chileno queixou-se de um desconforto muscular e deu lugar à Eurico no meio-campo.

De olho na Libertadores: Marcelo Oliveira poupou quase todos seus titulares visando a partida de terça-feira, contra o Huracan, no Mineirão. Dos jogadores que atuaram em Juiz de Fora, somente Mayke deverá começar a partida contra o argentinos pelo torneio continental.

TUPI 0x3 CRUZEIRO

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro 2015
Data/Hora: 28/02/2015, às 16h
Local: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Árbitro: Flávio Henrique C. Teixeira (CBF/FMF)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (CBF/FMF) e Magno Arantes Lira (CBF/FMF)

GOLS: Henrique Dourado, 7'1ºT (0-1); Maílson, contra, 11'1ºT (0-2); Neílton, 15'2ºT (0-3)
Cartões amarelos: Genalvo (TUP), Mayke, Henrique Dourado, Pará (CRU) 
Cartão vermelho: Maílson (TUP)
Público/Renda: Ainda não divulgados. 

TUPI: Glaysson, Oasmar, Maílson, Silvio e Fabrício Soares; Noé (Bruno Arrabal - Intervalo), Genalvo, Marco Goiano, Ygor (Rafael - Intervalo) e Danilo (Marcinho - 24'2ºT); Daniel Morais. Técnico: Felipe Surian.

CRUZEIRO: Rafael; Mayke (Fabiano - 12'2ºT), Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Willian Farias, Eurico e Bruno Edgar; Judivan (Gabriel Xavier - 22'2ºT), Henrique Dourado e Joel (Neílton - 14'2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira.