Topo

Atlético-MG vence o Guarani, se reabilita e reencontra vitória no Horto

Volante improvisado na lateral esquerda, Lucas Cândido foi o autor de um dos gols - Bruno Cantini/Atlético-MG
Volante improvisado na lateral esquerda, Lucas Cândido foi o autor de um dos gols Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

01/03/2015 17h56

Bem mais consciente em relação à última partida contra o Atlas, pela Copa Libertadores, o Atlético-MG mostrou um futebol mais envolvente nesta tarde de domingo, contra o Guarani, pelo Campeonato Mineiro. O torcedor que compareceu ao Independência acompanhou um time com mais movimentação e dinamismo em campo. Sem Dátolo, Rocha, o capitão Leo Silva e o atacante Lucas Pratto, garotos como Dodô, Jemerson e Lucas Cândido foram os principais responsáveis pela vitória de 2 a 0 no Horto, algo que não aconteceu nos dois compromissos anteriores.

Com o resultado, o Atlético vai aos 12 pontos na tabela e sobe para a vice-liderança, colando no rival Cruzeiro, próximo adversário. Já o Guarani, mesmo com uma boa apresentação, volta com a derrota para Divinópolis, e segue com dois pontos na lanterna da competição.

VEJA O LANCE A LANCE DA PARTIDA NO PLACAR UOL

Fases do jogo

Bem organizado, os visitantes não abriram mão de atacar, souberam fazer a marcação e se recompor com eficiência, além de mostrarem frieza ao enfrentar o grande da capital. Durante os primeiros dez minutos, o Guarani chegou a esboçar certa pressão ao gol de Victor, mas o Atlético logo tomou as rédeas da partida e controlou o jogo. Apesar da forte marcação sobre o colombiano Cárdenas, a equipe se movimentou bastante com Lucas Cândido, Dodô e Carlos. Por duas vezes, o atacante chegou com perigo ao gol adversário, tendo carimbado a trave em uma delas.

O Guarani apostava no setor esquerdo para descer ao ataque. Iago era o principal responsável por explorar o espaço deixado por Patric. De lá, Marcinho quase balançou as redes, não fosse o bloqueio de Edcarlos na pequena área, já com Victor batido. Por outro lado, diferente da última derrota, o Atlético teve seus jogadores correndo melhor e com mais paciência em campo para amadurecer o gol. Ainda antes do intervalo, Dodô cobrou o escanteio pela direita e Jemerson subiu bem para testar no canto do goleiro, abrindo o marcador.

Muito bem marcado e sem conseguir mostrar seu futebol, o colombiano Cárdenas foi substituído no intervalo de jogo. A entrada de Cesinha deu ainda mais movimentação ao Atlético e incendiou a partida. Com boas e rápidas trocas de passes, o clube alvinegro deixou adversário, já sem o mesmo pique do primeiro tempo, perdido em campo. Novamente, os comandados de Levir precisaram exercitar a paciência para anotar mais um gol. Aos 22 minutos, Cesinha encontrou Dodô na área, que escorou para Lucas Cândido marcar. Este foi o segundo gol de Lucas em apenas 21 jogos pelo clube, já que passou por uma cirurgia no joelho que o tirou dos gramados por mais de um ano.

O melhor: Mesmo sem marcar, o garoto Dodô foi o grande nome do Atlético. O meio-campista atuou como verdadeiro maestro, aparecendo bem, finalizando e dando assistências aos companheiros.

Chave do jogo: Quando o jogo encaminhava para a igualdade na primeira etapa, o Atlético utilizou da bola aérea para marcar com Jemerson, já que pelas vias terrestres o time já havia chegado com frequência, mas sem conseguir balançar as redes. 

Para lembrar:

Intelectual em campo? No miolo de zaga do Guarani, a defesa era comandada por ninguém menos que Marx Freud Santos Ferraz, jogador de 26 anos.

Capitão de fora: Recém operado no terceiro dedo da mão esquerda, Leonardo Silva compareceu e acompanhou à partida de atrás de um dos gols do Independência.

Clássico à vista: Sem Libertadores para o time de Levir no meio de semana, o Atlético já passa a pensar no Cruzeiro, adversário do próximo domingo, no Mineirão.

ATLÉTICO-MG 2x0 GUARANI

Data:1º de março de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jerferson Antônio da Costa (MG)
Assistentes: Pablo Almeida Costa (Asp. FIFA/MG) e Luiz Antônio Barbosa (CBF/MG)

GOLS: Jemerson, 34'1ºT (1-0); Lucas Cândido, 22'2ºT (2-0) 
Cartões amarelos: Lucas Cândido (CAM)
Cartão vermelho: Não teve. 
Público/Renda: 5.216 pagantes/R$97.915,00. 

ATLÉTICO-MG: Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Lucas Cândido; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dodô e Luan; Cárdenas (Cesinha - Intervalo) e Carlos. Técnico: Levir Culpi

GUARANI: George; Jailson Diego, Marx Freud, Tiago Papel e Iago; Jataí (João Carlos - 34'2ºT), Leandro Ferreira, Michel Cury e Carlos Renato (Tardelli - 13'2ºT); Fábio Júnior (Walterson - 27'2ºT) e Marcinho. Técnico: Gian Carlos