Topo

Diego Costa decide, e Mourinho conquista 1º título na volta ao Chelsea

Do UOL, em São Paulo

01/03/2015 14h52

José Mourinho só tem motivos para celebrar. Além de ser líder do Campeonato Inglês, o técnico conquistou seu primeiro título desde que voltou ao Chelsea. Com um gol decisivo de Diego Costa, a equipe venceu o Tottenham por 2 a 0 e conquistou o título da Copa da Liga Inglesa neste domingo.

O título no emblemático estádio de Wembley, o quinto da história do Chelsea, faz a equipe embalar ainda mais na temporada. O time é líder do Campeonato Inglês com 60 pontos, cinco a mais que o segundo colocado Manchester City.

A equipe ainda confirma sua vantagem histórica sobre o Tottenham na Copa da Liga Inglesa, com quatro triunfos contra dois, e teve direito a uma vingança depois da derrota massacrante por 5 a 3 que sofreu no dia 1º de janeiro pelo Campeonato Inglês.

Fases do jogo: O Chelsea começou a final da Copa da Liga Inglesa em dificuldades. O time claramente tinha um problema defensivo com seus volantes que não tinham entrosamento e não cumpriam bem o seu papel.

O Tottenham bem que tentou se aproveitar da situação sendo mais incisivo. Mas, apesar de propor o jogo e ser o protagonista do primeiro tempo, a equipe não conseguiu explorar bem a falha rival para abrir o placar.

Para piorar, levou um gol inesperado em um lance que é uma das grandes armas do Chelsea: a bola parada sempre perigosa. Já aos 44 minutos, Willian cobrou falta para a área, a bola desviou em Rose, Dier e sobrou pra Terry. Mesmo com sete adversários na pequena área, o zagueiro apareceu livre, mostrou oportunismo de atacante e chutou forte para fazer 1 a 0.

Apesar do gol, o primeiro tempo se mostrou sem brilho, nervoso e sem criatividade dos meias. Mas na etapa final, o Chelsea voltou com outra postura. Se faltava criatividade aos homens de criação, Fábregas apareceu logo no início com uma bela bicicleta que Lloris defendeu com muita dificuldade. Hazard também levou perigo.

E foi em uma bela jogada coletiva com direito à participação de Willian e Fábregas que o Chelsea chegou ao segundo gol aos 11 minutos. O brasileiro tocou para Fàbregas, que deu bom passe para Diego Costa. O brasileiro naturalizado espanhol contou com o desvio e marcou o segundo gol da equipe.

O domínio passou a ser total do Chelsea com um belo desempenho do trio Willian, Fàbregas e Hazard. A equipe se manteve sólida e mostrou uma ampla superioridade técnica diante dos adversários que não tiveram chances nem de diminuir o prejuízo.

O melhor: Fàbregas. O meia brilhou no segundo tempo. Deu passe para o gol, participou das principais jogadas de criação e deu trabalho ao goleiro Lloris com direito a bicicleta.

Chave do jogo: Trio de armadores do Chelsea. Apesar de um primeiro tempo apagado e sem criatividade, Willian, Fàbregas e Hazard mostraram entrosamento e fizeram belas jogadas na partida. Foram responsáveis direto pelo gol de Diego Costa.

Para lembrar: O último jogo entre os times teve vitória do Tottenham. No primeiro dia do ano, os Spurs venceram por 5 a 3 em jogo válido pelo Campeonato Inglês. Na ocasião, o jovem Kane fez dois gols.