Topo

De briguento a zagueiro paz e amor. Pepe faz menos faltas que CR7 e Messi

Pepe melhorou até nos gols: são cinco com Ancelotti em menos de duas temporadas - Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Pepe melhorou até nos gols: são cinco com Ancelotti em menos de duas temporadas Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/03/2015 13h07

Pepe está mais tranquilo. O zagueiro do Real Madrid, chamado muitas vezes de assassino por torcedores rivais devido a sua agressividade em campo, agora mostra sua versão “paz e amor”. É o que mostram os números do brasileiro naturalizado português. As estatísticas colocam Pepe na lista dos menos faltosos da temporada, superando até atacantes como Messi e Cristiano Ronaldo.

No último fim de semana, no empate entre Real Madrid e Villarreal, Pepe levou um cartão amarelo no fim do jogo por reclamação. Foi sua primeira advertência no campeonato, e apenas a segunda em toda a temporada, somando os 24 jogos com ele em campo.

Para efeito de comparação, Messi e Cristiano Ronaldo, em 36 partidas, levaram quatro amarelos cada. Nas faltas, a dupla de atacantes também supera Pepe, um dos cinco defensores menos faltosos do Espanhol.

Além disso, o zagueiro não é expulso desde a temporada passada. A mudança é grande. Quando José Mourinho dirigia o Real, Pepe era a versão perfeita do defensor truculento. Discussões, tapas em adversários e entradas duras eram recorrentes em seu repertório.

Desde que Carlo Ancelotti assumiu o time, a média de faltas de Pepe caiu quase pela metade, e ele já sofre mais faltas do que comete. Parte da explicação está na forma de jogar do Real Madrid.

O treinador italiano faz a equipe manter por mais tempo a posse de bola, ficando mais no campo de ataque do que na defesa. Pepe e os demais zagueiros estão menos expostos. Mas o mérito mesmo é de Pepe.

No Espanhol, por exemplo, Pepe levou um amarelo em 16 jogos. O também zagueiro Sergio Ramos, em 18 partidas, recebeu sete cartões. Até o momento, o Pepe “versão 2014/2015” é bem diferente do Pepe briguento de algumas temporadas atrás. Muitas canelas agradecem.