Topo

Em 2ª instância, Justiça condena Laor a pagar indenização a Neymar pai

Laor, ex-presidente do Santos, em uma de suas últimas aparições públicas, em outubro de 2014 - Bruno Thadeu/UOL
Laor, ex-presidente do Santos, em uma de suas últimas aparições públicas, em outubro de 2014 Imagem: Bruno Thadeu/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/03/2015 17h32

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, ex-presidente do Santos, a pagar indenização por danos morais ao pai de Neymar. Em seguidas entrevistas concedidas em 2014, o cartola atacou duramente o pai do jogador do Barcelona, que publicou a decisão em seu site oficial.

“O Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou em sua página oficial no último sábado (28 de fevereiro), a condenação ao ex-presidente do Santos FC, Luis Alvaro, por danos morais e por ofensa à dignidade e imagem do empresário Neymar da Silva Santos. A decisão da 3ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros decretou o pagamento de indenização no valor de R$ 20 mil”, disse a nota no site de Neymar. 

A condenação em primeira instância havia ocorrido em outubro do ano passado, na 3ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, que determinou que Luís Álvaro deveria pagar R$ 20 mil a Neymar pai. O cartola apelou, levou a causa à 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo e, na última semana, teve seu recurso negado pela desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone, que considerou a fala do dirigente como "ofensiva". 

"Nenhum cidadão deve ter sua reputação profissional publicamente questionada, sem consistente fundamentação. Não se nega que quem pratica atividade de empresário de um dos maiores atletas futebolístico da atualidade expõe muito mais seus atributos e deve tolerar manifestação de opiniões contrárias e diversas daquelas esperadas, mas é certo que não se pode permitir a imputação de qualificativos desabonadores, que extrapolam a mera crítica profissional, descambando para o terreno do ataque pessoal", disse ela, que participou do julgamento com mais dois desembargadores, ao site do Tribunal. 

Laor fez as ofensas em uma entrevista à ESPN, em maio de 2014, na qual chamou o pai do jogador de "mentiroso e mau caráter" e disse que a transferência para o Barcelona envolveu orgias e prostitutas.