Topo

Maior tempo de jogo coincide com bons rendimentos de Dodô em campo

Meia atuou durante os 90 minutos na última partida do Atlético e deu duas assistências - Bruno Cantini/Atlético-MG
Meia atuou durante os 90 minutos na última partida do Atlético e deu duas assistências Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/03/2015 06h00

Autor das assistências que culminaram nos dois gols do Atlético-MG diante do Guarani, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro, no último domingo, o meia Dodô é uma das atuais promessas do clube alvinegro. Com uma multa rescisória que gira em torno de 30 milhões de euros para clubes do exterior, o garoto virou o novo xodó da torcida já no final do ano passado, ainda com seus 20 anos. Na atual temporada, porém, Dodô já chegou a ser questionado por conta de um desempenho abaixo do esperado dentro de campo. Os números do jogador, no entanto, mostram que quanto mais tempo para jogar ele tiver, mais próximo estará de fazer boas apresentações.

Até a partida contra o Guarani, Dodô já tinha entrado em campo por sete vezes em 2015, incluindo o amistoso internacional contra o Shakhtar, em que marcou um dos gols da goleada atleticana. Excetuando o confronto do último sábado, o meia registrava 164 minutos em campo, com média de 23 minutos por cada partida jogada e um gol só marcado. O bom rendimento no último domingo coincide com o maior tempo dentro das quatro linhas, já que Dodô não foi substituído diante do Guarani e terminou a partida com duas assistências, além da liderança no quesito viradas de jogo, dribles e cruzamentos certos no time.

“Olhando por esse ângulo, é realmente elogiável. É o trabalho das categorias de base. Conversamos muito, isso é um prêmio. Uma equipe de ponta jogando com jogadores da base é motivo de orgulho. A gente fica torcendo por eles, temos que ter uma precaução, mas são jogadores que podem estar entre os melhores do país. Não tenho medo de colocá-los, se estiverem dispostos, como estão, eles vão jogar”, disse Levir, ao comentar sobre a participação de Dodô, Carlos, Jemerson e Lucas Cândido, jogadores da base que se destacaram no último jogo.

No ano passado, quando se transformou de vez no xodó da torcida, Dodô teve uma média de praticamente 45 minutos por jogo do Atlético-MG, mesmo sem nunca ter sido o titular absoluto no time de Levir. O treinador promoveu o garoto ao campo de jogo por 10 jogos, somando 441 minutos no total. No período, Dodô agradou treinador e torcida ao marcar por quatro vezes e oferecer outras duas assistências para gols.

Esta semana será decisiva para o técnico Levir Culpi e os atletas do Atlético. Buscando se reabilitar de vez na temporada, o clube alvinegro tem compromisso marcado contra o rival Cruzeiro, neste domingo. Ainda sem ter achado seus onze jogadores ideais para a equipe titular, o treinador vai utilizar os treinamentos para avaliar atletas como Dodô e definir quem vai começar a partida contra o rival no Mineirão.