Topo

Volante marca após 500 dias e tem a melhor média da posição no Atlético-MG

Lucas Cândido vibra com segundo gol pelo time profissional do Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Lucas Cândido vibra com segundo gol pelo time profissional do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/03/2015 15h15

O gol de Lucas Cândido, aos 22 minutos do segundo tempo, na vitória sobre o Guarani, foi muito comemorado por toda a equipe do Atlético-MG. Aquele lance foi muito mais do que a confirmação da primeira vitória alvinegra depois de três derrotas, simbolizou a retomada de carreira de um garoto de apenas 21 anos, que passou quase toda a última temporada em recuperação. Além disso, mesmo quase sempre atuando improvisado como lateral esquerdo, Lucas Cândido se tornou o volante do Atlético com melhor média de gols.

Foram vários meses de recuperação por causa de uma lesão no joelho direito. Como o próprio jogador relatou na última semana que o pior momento foram as primeiras semanas, já que tinha de ficar o tempo todo na cama. Tarefas simples, como tomar um banho ou beber um copo de água só eram possíveis com a ajuda da mãe ou da namorada.

O retorno aconteceu na última quarta-feira, na derrota para o Atlas. Lucas Cândido não esteve mal, mas o péssimo rendimento do time puxou todos os jogadores para baixo. Porém, quatro dias depois, a volta por cima, o retorno por completo de um talento revelado na Cidade do Galo. O gol diante do Guarani foi o segundo dele pelo time profissional. Antes, ele havia marcado no triunfo por 1 a 0 contra o Flamengo, em 20 de outubro de 2013, pelo Brasileirão daquele ano.

Portanto, foram 527 dias de intervalo entre os dois gols. Tempo suficiente para fazer o gol se tornar muito importante e fazer com que Lucas Cândido fosse abraçado por cada um dos companheiros em campo. “Eu estou muito feliz por poder ajudar o Galo nesse momento tão importante. Acredito que fizemos um grande jogo, e o resultado vai nos dar mais confiança para o clássico e até para a Copa Libertadores. Entramos focados para o jogo e buscamos vencer a partida até o apito final. Graças a Deus, eu consegui cumprir meu papel e ajudei a equipe marcando um gol e garantindo a vitória”, comentou o jogador, que não se importa em jogar fora da posição.

“Fico feliz pelo professor Levir Culpi me dar essas oportunidades. Venho treinando para mostrar meu potencial dentro de campo e quero aproveitar essas chances para provar que estou pronto para defender o Galo. Mesmo sendo volante, estou preparado para atuar como lateral se o professor pedir”.

Agora, a média de Lucas Cândido é de um gol a cada 11 jogos. Nesse quesito, Josué aparece na segunda colocação. Embora seja o volante do atual elenco com mais gols pelo clube, o pernambucano tem média de um gol a cada 18 partidas. No total ele marcou cinco vezes, em 93 aparições. No entanto, não é comum ver gol de volante do Atlético.

Entre os sete jogadores da posição, além de Lucas Cândido e Josué, apenas Leandro Donizete conseguiu fazer gols com a camisa alvinegra. Mas foram somente dois em 141 jogos. Pierre, Rafael Carioca, Eduardo e Danilo Pires ainda não sabem o que é fazer gols pelo Atlético, sendo que esse último jogo apenas em 2015 e atuou apenas uma vez, mesmo assim, somente por 11 minutos.