Topo

Antes de eutanásia, torcedor entra em campo com o time. E é aplaudido de pé

Acompanhado da filha, Laurenzo Schoonbaert viu seu time vencer pela última vez - Reprodução/Twitter
Acompanhado da filha, Laurenzo Schoonbaert viu seu time vencer pela última vez Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

03/03/2015 19h55

A história de um torcedor fanático causou comoção na Bélgica neste fim de semana. Diagnosticado com uma doença terminal, Laurenzo Schoonbaert, de 41 anos, optou pela eutanásia, que foi autorizada pelos médicos.

Mas, antes de receber a injeção letal, Laurenzo tinha um pedido especial: adiar a operação para ver pela última vez uma vitória de seu time, o Club Brugge.

No último domingo, antes da partida contra o Moeskroen, ele e a filha Dina, de 7 anos de idade, entraram no gramado do Jan Breydel Stadium, onde o clube manda seus jogos. Eles foram aplaudidos de pé pelos 20 mil torcedores presentes, e Laurenzo foi convidado a assoprar o apito inicial do confronto.

O Brugge ofereceu assentos VIP para o torcedor, além de homenageá-lo no Twitter: “You’ll never walk alone!” (“Você nunca caminhará sozinho!”)

A partida terminou do jeito que Laurenzo queria: 3 a 0 para o Brugge e a liderança do Campeonato Belga mantida.

“Eu estou inacreditavelmente feliz. Meu sonho se tornou realidade e posso morrer em paz agora”, disse, emocionado. “Vou comemorar do céu.”

Laurenzo, que havia passado por 37 cirurgias nos últimos 20 anos, enfim recebeu a eutanásia na noite de segunda-feira. A família informou a todos por meio de um comunicado no Facebook:

“Ele foi valente até o último minuto, tinha tudo sob controle e aproveitou seus últimos momentos com as pessoas próximas ao seu coração”, diz a postagem, que termina com palavras de despedida que o próprio Laurenzo já havia preparado.

Depois de citar familiares e amigos, o torcedor agradeceu ao Brugge e em especial ao goleiro Matthew Ryan, que o conheceu após a partida de domingo. E encerrou a mensagem lembrando-se do carinho da torcida:

“Obrigado a todos os torcedores por aqueles incríveis e surpreendentes aplausos de pé. Obrigado a todos. Você nunca caminhará sozinho!”, finalizou.