Topo

Após 88 anos, vascaínos levantam patrimônio com dinheiro do próprio bolso

Eurico Miranda apela a torcedores para revitalizar estruturas do estádio São Januário - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Eurico Miranda apela a torcedores para revitalizar estruturas do estádio São Januário Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2015 06h03

O Vasco comemora sucesso na campanha de financiamento coletivo que visa reformar e reinaugurar o ginásio de São Januário, fechado há mais de três anos. O projeto bateu a meta de arrecadar R$ 185 mil nesta segunda-feira, ainda com quase dois meses de prazo para doações pela frente. A “vaquinha” bem-sucedida faz o clube relembrar episódio de 88 anos atrás, quando torcedores tiraram dinheiro do próprio bolso para ajudar a construir São Januário.

O projeto, chamado de "Herdeiros da Colina", chegou ao valor planejado pelo clube em uma semana. O processo de revitalização do ginásio – com direito a instalação de piso e novas tabelas e nova identidade visual –é comandado pelo presidente Eurico Miranda. Sem dinheiro em caixa para grandes investimentos, o cartola apela aos torcedores para tocar a obra.

A estratégia foi aprovada pelos cruzmaltinos, que abraçaram a causa e fazem o clube relembrar os tempos da construção de São Januário. Com a ajuda de sócios e torcedores, o Vasco deu início ao planejamento para levantar um estádio, em 1926. A “vaquinha” resultou na compra de um terreno em São Cristóvão.

Em seguida, uma nova arrecadação foi determinante para a construção do estádio. A casa vascaína ficou pronta menos de um ano depois. O jogo inaugural aconteceu no dia 21 de abril de 1927, contra o Santos.

O sucesso na busca para revitalizar o ginásio vascaíno faz a diretoria pensar em novas iniciativas com a mesma proposta de financiamento coletivo. Obras no Parque Aquático e na sede do Calabouço estão no radar de Eurico Miranda.

Com a meta para reforma do ginásio batida, o Vasco inicia os estudos para iniciar obras no local. Na reinauguração do aparelho, o Vasco realizará uma partida comemorativa com a presença de Charles Byrd e outros ídolos do basquete, como o dominicano Vargas. Os torcedores que participaram da vaquinha terão direito a ingressos e a presentes personalizados.

O Vasco pretende formar equipes competitivas para disputar a Liga Futsal e o NBB na próxima temporada.