Topo

Em primeiro jogo pela Libertadores no Mineirão, Cruzeiro empata com Huracán

Do UOL, em Belo Horizonte

03/03/2015 23h55

O Cruzeiro apenas empatou com o Huracán, da Argentina, por 0 a 0, em seu segundo jogo pelo grupo 3 da Copa Libertadores da América. Os comandados de Marcelo Oliveira decepcionaram os 27 mil presentes no Mineirão na noite desta terça-feira e não fizeram o que se esperava deles: um triunfo tranquilo como mandante.

Com a igualdade em pleno Gigante da Pampulha, o atual bicampeão brasileiro chega a dois pontos e ocupa a vice-liderança da chave ao lado do próprio time argentino. Ambos estão atrás somente do Universitario de Sucre, da Bolívia, com quatro.

Fases do jogo: A primeira parte do confronto disputado no Mineirão foi marcada pelo domínio da equipe mandante. O bicampeão brasileiro chegou com bastante frequência ao ataque. Não é à toa que finalizou 10 vezes contra o gol de Giordano em apenas 45 minutos. A pontaria, contudo, não foi das melhores, fato que impediu os comandados de Marcelo Oliveira de construir o triunfo a partir da etapa inicial.

O Cruzeiro até chegou a balançar a rede em jogada construída por Marquinhos. O árbitro, no entanto, assinalou de forma equivocada posição irregular do camisa 30. Na saída do intervalo, ele chegou a questionar a opção do paraguaio Enrique Cáceres.

“No meu ponto de vista não (estava impedido). A bola passou rápido pelo Willian. Quando ele me deu o passe, estava saindo de trás. Cabe ver o lance para saber se estava impedido ou não”, afirmou.

Mesmo depois do gol anulado, o time de Belo Horizonte seguiu incomodando os defensores do Huracán. Marquinhos e Leandro Damião fizeram uma boa dobradinha e criaram as melhores oportunidades. O centroavante quase anotou de cabeça, mas o goleiro Giordano fez uma defesa espetacular.

O visitante nada fez durante o primeiro tempo. Além da marcação frouxa, sobretudo pelo lado esquerdo do campo, onde Mayke se aproveitou dos espaços, os argentinos tiveram poucas oportunidades de chegar ao ataque. A única oportunidade saiu dos pés de Federico Mancinelli em finalização de fora da área, mas sequer foi ao gol defendido por Fábio.

Marcelo Oliveira promoveu uma alteração no início do segundo tempo. Willian foi substituído por Alisson, sem jogar desde outubro do ano passado devido a lesões musculares. O jovem apoiador pouco acrescentou e a equipe mandante diminuiu a intensidade, acarretando em menos chances concatenadas.

Diante da falta de criatividade do meio de campo, o treinador do Cruzeiro se viu obrigado a realizar mais uma mudança. Referência da equipe no meio de campo, Arrascaeta foi substituído por Judivan. A entrada da joia mudou a cara do setor. O time mandante tornou-se mais incisivo e criou boas chances, mas nada que tenha incomodado o goleiro Giordano. Mesmo com as boas chances criadas, o time celeste não conseguiu balançar a rede.

O melhor: Matías Giordano. O goleiro do Huracán destacou-se por conta das ótimas defesas, sobretudo no primeiro tempo. Ele impediu que um belíssimo cabeceio de Leandro Damião se tornasse gol.

O pior: Giorgian De Arrascaeta. O meia-atacante uruguaio é a principal referência do Cruzeiro no setor de criação. No entanto, não fez o que se espera dele no jogo diante do Huracán. Não à toa foi substituído por Judivan durante o segundo tempo.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira tentou fazer com que seu time atuasse pelos lados do campo. Escalado em um 4-2-3-1, os atletas do Cruzeiro chegaram com frequência na primeira etapa, sobretudo pelo flanco direito. Mayke e Marquinhos foram os mais acionados. Néstor Apuzzo não teve vergonha de se defender durante os 90 minutos. O treinador montou o Huracán de forma bastante retrancada. Apesar da formação espelhada, obrigou a sua equipe a povoar o meio de campo.

Para lembrar
De novo? Pela segunda vez consecutiva na Copa Libertadores da América, o uruguaio Giorgian De Arrascaeta foi substituído por Marcelo Oliveira durante a etapa complementar. O camisa 10 não correspondeu às expectativas e pouco contribuiu para o atual bicampeão nacional.

Ficha técnica
Cruzeiro 0 x 0 Huracán
Motivo: 2ª rodada, grupo 3, Copa Libertadores
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 03/03/2015, às 22h
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Rodney Aquino (PAR) e Carlos Caceres (PAR)
Público / Renda: 25.867 pagantes (27.409 presentes) / R$ 987.767,00

Cartão amarelo: Mancinelli, Balbi, Domínguez, Giordano (Huracán)

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Leo, Paulo André e Mena; Willians, Henrique (Henrique Dourado – 29’/2ºT), Marquinhos, Arrascaeta (Judivan – 22’/2ºT) e Willian (Alisson – Intervalo); Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.

Huracán: Matías Giordano, Federico Mancinelli, Hugo Nervo, Eduardo Domínguez e Luciano Balbi (Sotelo – 31’/2ºT); Federico Vismara, Lucas Villarruel, Patricio Toranzo (Ezequiel Gallegos – 24’/2ºT), Alejandro Gamarra, Agustín Torassa (Montenegro – 15’/2ºT); Ramón Abila. Técnico: Néstor Apuzzo.