Topo

Reforço do Grêmio já foi acusado de agredir Luxa em confusão no Chile

Braian Rodríguez se envolveu em confusão após jogo Huachipato e Grêmio, em 2013 - REUTERS/Edison Vara
Braian Rodríguez se envolveu em confusão após jogo Huachipato e Grêmio, em 2013 Imagem: REUTERS/Edison Vara

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/03/2015 06h00

O novo reforço do Grêmio, Braian Rodríguez, é um velho conhecido do torcedor gaúcho. Além de ser carrasco na primeira derrota do clube na Arena, ele também se envolveu em uma confusão com Vanderlei Luxemburgo e funcionários do Huachipato, em partida disputada no Chile em abril de 2013. À época, ele foi acusado por integrantes da delegação gremista de agredir o então treinador do tricolor. O atleta, entretanto, não foi sequer citado no processo disciplinar aberto pela Conmebol sobre o caso.

A confusão ocorreu por uma provocação de Luxemburgo após o empate em 1 a 1. Jogadores e integrantes da comissão técnica do time chileno partiram para cima do treinador, que escorregou, caiu no gramado e foi cercado por adversários. Nas imagens da transmissão da TV, o camisa 17, Braian Rodríguez, aparece dando um chute no bolo de pessoas no solo. O registro motivou a acusação logo após o incidente, ainda no estádio CAP, em Talcahuano.

“Recebi a informação que o Braian Rodríguez chutou o Vanderlei. Ele me chamou aqui porque eu falo espanhol. Me disse que só foi ajudar a levantar. Mas vamos ver as imagens", disse na época o então assessor de imprensa gremista Vitor Rodriguez à Rádio Gaúcha. A imprensa chilena também tratou Braian como um dos agressores durante alguns dias, mas o Grêmio não aumentou o tom contra o centroavante na sequência do caso.

Onze dias depois do episódio, a Conmebol divulgou punição aos envolvidos no caso. Vanderlei Luxemburgo pegou seis jogos de gancho, o auxiliar Emerson oito e o zagueiro Douglas Grolli cinco partidas. No Huachipato, o técnico Jorge Pellicer e o preparador físico Marcelo Rosemblat tomaram suspensão de uma partida. Arrué e Nuñez três, Espinoza cinco e mais uma multa de 23 mil dólares ao clube.

“São coisas do futebol, que ficam no campo, é claro. Morreu ali. Não tem mais nada”, disse Gustavo Debeza, empresário de Braian Rodríguez, sem confirmar e nem negar envolvimento do jogador no episódio. “Isto está no passado, nem tocamos neste ponto. O Braian vem para retomar a carreira dele. Tem características que o Grêmio precisa e um grande potencial”, disse Romildo Bolzan Jr, presidente do Grêmio.

Eliminado da Libertadores com o empate e a confusão em abril de 2013, Braian Rodríguez saiu do Chile e foi para a Espanha. Antes de acertar com o Bétis, foi sondado pelo Internacional e só não fechou acordo por desacerto do Colorado com o grupo de investidores que iria bancar a compra de 50% dos direitos dele. Dunga, então técnico vermelho, também não foi favorável ao negócio. Herói na conquista do título chileno pelo Huachipato, não deslanchou em Sevilla e acabou emprestado para o Numancia, da segunda divisão espanhola. Lá, marcou quatro gols em 21 jogos. E destes, foi titular em nove. A última partida ocorreu em 22 de fevereiro e o último gol em seis de dezembro. O empréstimo com o Grêmio será de 18 meses, com opção de compra.