Topo

Reunião define clássico mineiro com 90% de torcida cruzeirense

Como ocorreu das últimas vezes, torcedor celeste será maioria absoluta no Mineirão - Gualter Naves/Light Press
Como ocorreu das últimas vezes, torcedor celeste será maioria absoluta no Mineirão Imagem: Gualter Naves/Light Press

Do UOL, em Belo Horizonte

04/03/2015 13h10

Nesta manhã de quarta-feira, na sede da Federação Mineira de Futebol, foi realizada a reunião para o clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético, a ser realizado às 16h deste domingo, no Mineirão. No encontro, ficou definido a quantidade de ingressos colocados à venda para cada torcida, assim como os valores dos bilhetes e o esquema de segurança a ser adotado antes, durante e depois do clássico.

A reunião contou com a presença de representantes de Cruzeiro, Atlético-MG e da Polícia Militar. Ficou acordado que, dos 60 mil ingressos a serem comercializados, 6.043 serão destinados ao torcedor alvinegro, o que corresponde a pouco mais de 10% para o torcedor visitante.

Conforme aconteceu nos últimos clássicos, o bloqueio das duas torcidas será feito no setor superior e inferior laranja, além do setor inferior roxo. Diferente do último confronto, pela Copa do Brasil, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, alegou recentemente que não irá tentar elevar o preço dos ingressos para o torcedor do Atlético, como tentou fazer na finalíssima da Copa do Brasil de 2014. Os valores dos bilhetes variam de R$50 até R$280. Em contrapartida, o mandatário também rechaçou qualquer possibilidade de criar um setor com torcida única, como foi feito no último final de semana, no Gre-Nal de Porto Alegre.

O esquema de segurança será semelhante ao adotado no jogo decisivo da Copa do Brasil, em novembro passado. Na ocasião, assim como acontecerá neste domingo, a torcida do Atlético (visitante) ficará concentrada no Mineirinho e será escoltada rumo ao Mineirão pela passarela que liga o ginásio do estádio, sem contato algum com os torcedores do Cruzeiro.

“Para a Polícia Militar é indiferente essa questão de percentual de torcedores. Seja meio a meio, 10% ou torcida única, a polícia estará preparada e vai garantir a segurança. Então nós pedimos ao torcedor que vá ao estádio para se divertir. Obviamente, nós definimos aqui que a torcida visitante, no caso a torcida do Atlético-MG, vai se concentrar no Mineirinho. Dali, usará a rampa de integração para o estádio nos blocos já destinados à ela”, falou o comandante do Batalhão de Eventos, Coronel Ricardo Machado, que citou também a parceria com a BH Trans para auxiliar na escolta dos torcedores que irão ao estádio utilizando o transporte coletivo.

Em uma nova reunião, marcada para esta quinta-feira, ainda será definido os detalhes finais do planejamento, assim como o número total de policiais a serem destacados para trabalhar no clássico.