Topo

Base contra-ataca! Jovens do Santos se defendem de críticas de Enderson

Gustavo Henrique é uma das revelações do clube que perdeu espaço com Enderson - Divulgação/Santos
Gustavo Henrique é uma das revelações do clube que perdeu espaço com Enderson Imagem: Divulgação/Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/03/2015 06h00

O zagueiro Gustavo Henrique defendeu os atletas revelados nas categorias de base do Santos após as novas críticas do técnico Enderson Moreira. Além de reprovar algumas atitudes técnicas de Gabriel Barbosa, o treinador declarou que “alguns atletas se acham mais do que são” após ser questionado se é fácil administrar os “pratas da casa” do clube em entrevista à Rádio Bandeirantes.

“Eles precisam entender que fazem parte de uma equipe, que precisam trabalhar para essa equipe. Não é fácil, alguns atletas se acham mais do que realmente são. Não conquistaram nada no futebol profissional, não são referências e ainda têm muita coisa para caminhar e buscar. A conquista traz credibilidade, é importante que esse atletas tem esse pensamento. Já que muitos pensam em jogar fora, no futebol europeu, eles precisam melhorar essa qualidade de jogar em equipe”, afirmou Enderson.

Gustavo Henrique, que perdeu a posição de titular após a chegada de Werley, foi ponderado ao discordar da declaração do treinador, mas não deixou de defender os companheiros revelados na Vila Belmiro.

“Eu acho que nenhum jogador jovem se acha muito aqui. Talvez, a gente que está começando agora... Estão tentando mostrar seu potencial e, às vezes, se acaba confundindo isso, mas acho que os jovens jogadores que estão aqui sempre procuram ver os exemplos dos mais velhos”, disse o zagueiro, que deve voltar ao time contra o Botafogo, domingo, em Ribeirão Preto, pois Werley cumpre suspensão.

Geuvânio, o único jogador revelado no Santos após a Era Neymar que é titular no time de Enderson, também saiu em defensa dos “pratas da casa” e minimizou um possível defeito de postura em campo do atacante Gabriel Barbosa, um dos atletas mais criticados pelo treinador. Para o camisa 45, o companheiro está aprendendo a ser “voluntário” em campo.

“O Gabriel é um jogador finalizador. Faz gol. Ele está aprendendo a ser voluntário e marcar. O professor está trabalhando isso com ele e ele está se dando bem. Esta aprendendo certo. Ele vai ajudar bastante. Nosso esquema tático não permite que um atacante não marque”, disse.

Após a vitória do Santos contra o Linense no último domingo, Enderson Moreira disse que Gabriel precisa aprender a jogar coletivamente. Na partida, o camisa 10 do Santos entrou no segundo tempo e foi o responsável para a assistência do gol que fechou o placar, marcado por Robinho.

"Porque ele [Gabigol] tem de buscar o espaço, como fez hoje. precisa fazer isso mais vezes, ter o espírito coletivo. De não só se preocupar em finalizar. Precisa combater, participar do jogo. Estamos querendo agregar valor a um jovem que tem grande potencial e que precisa de algumas coisas para ter mais argumento ainda", disse o técnico após o jogo.

O UOL Esporte revelou nesta semana que Enderson não gosta do comportamento de Gabigol no clube. Ele acredita que a revelação santista sofre de "estrelismo" e que o pressiona perante a torcida. Para o técnico, o clube também erra ao expor demais o jogador na mídia.