Topo

Com golaço, Fiorentina vence Juventus em 1º jogo das semis e decide em casa

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 18h36

Juventus e Fiorentina fizeram nesta quinta-feira o primeiro jogo de uma das semifinais da Copa da Itália. Com time misto, o time de Turim foi derrotado em casa por 2 a 1 pela equipe Viola, que agora vai decidir a vaga na decisão em Florença. E o responsável pelo grande resultado foi o atacante egípicio Salah - nome do jogo com dois gols. Llorente descontou para o time da casa.

A Fiorentina mostrou a que veio logo no início com um golaço de contra-ataque. Salah arrancou atrás da linha do meio-campo e chutou no ângulo para balançar as redes. Apoiada pela torcida e na pressão, a Juventus chegou ao empate com Llorente, de cabeça, após cruzamento de Pepe. Mas Salah voltou a decidir após erro na saída de bola de Marchisio.

Os dois times fazem o jogo de volta das semifinais da Copa da Itália no dia 7 de abril em Florença. À Fiorentina, basta o empate em casa para avançar à final. Ontem, Napoli e Lazio empataram em 1 a 1 na outra semifinal e decidem a vaga na decisão no dia 8 do mês que vem.

Fases do jogo
Em casa, a Juventus começou com tudo pra cima da Fiorentina, explorando as jogadas pelos lados e a chegada de Pobga, que voltou a ser titular após lesão. Mas o time de Florença não se intimidou e assustou em contragolpe logo aos 6 minutos.

Cinco minutos depois, a Fiorentina foi às redes com um golaço em mais um contra-ataque. Salah recebeu a bola atrás da linha do meio-campo, arrancou em velocidade na diagonal e bateu forte no ângulo de Storari.

A Juventus continuou pressionando até conseguir o empate. Pepe cruzou do flanco direito e Llorente testou firme para fazer 1 a 1 com 23 minutos de jogo.

A Fiorentina quase voltou a ficar à frente do placar, mas parou na trave. Após boa jogada pela esquerda do time Viola, a bola sobrou livre na pequena área para Basanta, que cabeceou no poste direito de Storari desperdiçando grande chance.

Na etapa final, o roteiro da partida foi o mesmo. Juventus buscando o jogo, e Salah decidindo para a Fiorentina.

Aos 10 minutos, Marchisio errou feio na saída de jogo e a bola sobrou de graça para Salah. O atacante egípcio não bobeou e bateu colocado no canto de Storari para colocar a Fiorentina mais uma vez na frente.

Na metade final do segundo tempo, a Juventus tentou o empate na pressão, mas não conseguiu apresentar bom futebol e foi derrotada em casa pela Fiorentina, que fez um grande jogo e mereceu a vitória.

O melhor: Salah – O egípicio fez os dois gols da Fiorentina e garantiu grande resultado no primeiro jogo das semis. O primeiro gol, aliás, foi uma pintura em velocidade do atacante.

O pior: Marchisio – Não se destacou na saída de bola nem apareceu na frente como elemento surpresa. Além de ter entregado o segundo gol da Fiorentina e tomado um cartão amarelo.

Toque dos técnicos: Massimiliano Alegri escalou um time misto nessa quinta-feira. Titulares absolutos como Buffon, Chiellini e Tévez (que entrou ainda no 1º tempo) começaram no banco, enquanto Storari, Colman e Pepe, jogando.

Chave do jogo: Estratégia da Fiorentina. O time de Forença foi à Turim para se defender e contra-atacar. E teve sucesso. Fez gol cedo, dificultou o jogo da Juventus e saiu com grande resultado.

Para lembrar: A Juventus não perdia há 23 jogos por todas as competições que disputa. Já a Fiorentina está invicta há 13 partidas.