Topo

Dunga convoca seleção nesta quinta. Clássicos em RJ e SP sofrerão com isso

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 06h00

Sem jogar desde as vitórias sobre Turquia (4 a 0 no dia 12/11/2014) e Áustria (2 a 1 no dia 18/11/2014), a seleção brasileira vai dar nesta quinta-feira (05) um passo fundamental para iniciar a temporada 2015. O técnico Dunga anunciará às 10h (de Brasília), no Rio de Janeiro, a lista de convocados para amistosos contra a França (26/03, no Stade de France, em Saint-Denis) e o Chile (29/03, no Emirates Stadium, em Londres). E isso pode interferir de forma definitiva em clássicos que serão disputados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As próximas partidas da seleção vão coincidir com atividades dos principais torneios estaduais do país. No Paulistão, Palmeiras e São Paulo jogarão no dia 25 de março, no Allianz Parque, em duelo válido pela 12ª rodada. Vasco e Botafogo têm clássico marcado para o dia 28 de março, na 13ª rodada do Estadual do Rio de Janeiro.

Entre esses times, apenas o Botafogo tem um jogador que tem sido frequentemente lembrado por Dunga (o goleiro Jefferson). Contudo, como a lista desta quinta-feira pode mudar muito, é possível que outras equipes sejam afetadas diretamente nos clássicos.

Com exceção dos mineiros, que não têm rodada prevista para o meio da semana, os principais times do Brasil perderão jogadores em duas partidas se tiverem alguém na lista de Dunga. E pelo menos dois motivos fazem com que seja difícil prever quais serão as equipes afetadas pela convocação: a distância desde a última convocação e a debandada do futebol nacional.

Quando montou a lista para os jogos contra Turquia e Áustria, Dunga não chamou nenhum representante de times brasileiros – o futebol nacional estava em fase final de temporada, e o técnico decidiu preservar as equipes locais. Portanto, a última convocação em que o técnico pôde escolher livremente foi a que moldou o grupo que venceu Argentina (2 a 0 no dia 11/10/2014) e Japão (4 a 0 no dia 14/10/2014).

Naquela época, por exemplo, Kaká era destaque do São Paulo. Hoje o meia está em fase final de pré-temporada com o Orlando City, time que disputa a MLS (liga profissional dos Estados Unidos). O meia é apenas um exemplo do quanto a realidade de alguns jogadores mudou drasticamente no período em que Dunga não pôde convocar seus preferidos.

São pelo menos cinco meses entre as duas convocações “livres” de Dunga. E cinco meses, para um esporte em que as coisas mudam tão rapidamente, certamente terão impacto na lista desta quinta-feira.

Outro aspecto que afetou diretamente o planejamento do treinador foi a debandada. Jogadores como Diego Tardelli, Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, que estiveram em listas anteriores de Dunga, trocaram o Brasil por centros menos visados (os dois primeiros foram para a China, e o último para os Emirados Árabes Unidos).

Antes de aceitar uma proposta do Shandong Luneng (China), Diego Tardelli consultou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O ex-jogador do Atlético-MG vinha sendo dono da camisa 9 no time de Dunga e ouviu que a comissão técnica não deixaria de observá-lo após a mudança. No entanto, é inegável que esse tipo de transferência pode causar impacto na lista para enfrentar França e Chile.

A segunda passagem de Dunga pelo comando da seleção brasileira começou depois do quarto lugar da equipe nacional na Copa do Mundo de 2014. Foram seis jogos até aqui, e o time canarinho conseguiu seis vitórias. Apenas o zagueiro Miranda, o lateral esquerdo Filipe Luis, o volante Luiz Gustavo, os armadores Oscar e Willian e o atacante Neymar participaram de todas as partidas.