Topo

Experiente em clássicos, Dátolo nunca perdeu um derby para o Cruzeiro

Argentino já marcou contra o Cruzeiro até mesmo na época do Boca Juniors - Divulgação/Facebook
Argentino já marcou contra o Cruzeiro até mesmo na época do Boca Juniors Imagem: Divulgação/Facebook

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

05/03/2015 06h00

"Clássico não se joga, clássico se ganha". A frase ficou famosa ao ser dita por Dátolo antes dos confrontos decisivos pela Copa do Brasil de 2014, contra o Cruzeiro. Na ocasião, o argentino foi autor de um dos três gols atleticanos na somatória dos dois encontros contra o rival. Não à toa, desde que chegou ao clube, o meia tem provado que a receita é verdadeira, já que em pouco mais de um ano no Atlético-MG, o atual camisa 10 ainda não perdeu um derby em Minas Gerais.

O primeiro clássico de Dátolo e único que terminou com o placar igual aconteceu no início da temporada 2014, ainda pela primeira fase do Mineiro. O jogo terminou em 0 a 0, assim como os outros dois confrontos da final, mas que não contaram com a presença do meia. A partir de então, o argentino entrou em campo por outras três vezes contra o Cruzeiro, e venceu todas.

O segundo encontro e primeira vitória aconteceu nos 3 a 2 de setembro passado. O jogo ficou marcado não só pelos dois gols do jovem Carlos, mas também pela ousadia de Levir Culpi ao escalar Dátolo como segundo volante. Começava ali uma série de boas apresentações do jogador, mesmo fora de sua posição original. Já os dois últimos encontros talvez tenham sido os mais especiais, já que as duas equipes se enfrentaram pelas finais da Copa do Brasil. Dátolo esteve presente nas duas partidas, saiu vencedor de ambas e ainda pôde balançar as redes no duelo de ida, no Independência.

“Semana especial, essa, de preparação diferente para o clássico. Vai ser uma partida difícil contra o Cruzeiro, mas tentaremos vencer e isso é o mais importante”, comentou o meia.

Marcar gols contra o Cruzeiro também não passou batido em sua época de Boca. Na Libertadores de 2008, foram duas derrotas por 2 a 1. Na ida, em Buenos Aires, Dátolo guardou o seu nas redes de Fábio, na época, já goleiro celeste.

Pouco mais tarde, o jogador só não deixou o Rio Grande do Sul invicto por conta de um só jogo. Em quatro gre-nais, Dátolo venceu dois, empatou um só clássico, quando entrou no segundo tempo de jogo no clássico de número 393 entre as equipes, na temporada de 2012.

Para este domingo, o camisa 10 do Atlético não deverá ter problemas para voltar à equipe titular de Levir. No último final de semana, Dátolo foi poupado pelo treinador, devido ao forte desgaste físico. Como não teve nenhuma lesão, sua presença é quase garantida e deverá ser confirmada nos próximos treinos do alvinegro antes do clássico.