Topo

Na bronca com a arbitragem, Bahia vence e mantém 100% na Fonte Nova

André Uzêda

Do Uol, em Salvador

05/03/2015 21h47

Com um gol marcado aos 32 minutos do segundo tempo, o Bahia fez o placar mínimo para bater o Globo-RN e garantir a liderança isolada do Grupo E da Copa do Nordeste.

O tricolor agora tem 10 pontos no torneio, contra cinco do segundo colocado CRB.

Com a derrota, o Globo ficou estacionado com dois pontos e complicou suas chances de classificação. A próxima partida do Bahia é contra os atuais vice-colocados, na próxima quinta-feira, na Fonte Nova -- antes disso, o Bahia tem compromisso pela última rodada do estadual.

O gol solteiro do Bahia foi marcado pelo meia Rômulo, após pela assistência do jovem Zé Roberto. Os dois jogadores são cria das divisões da base do clube.

Apesar do resultado positivo, os jogadores e a comissão técnica do Bahia saíram na bronca com a arbitragem do pernambucano Gilberto Freire de Farias. Aos 16 minutos do segundo tempo, ele deixou de marcar um pênalti claro em cima de Rômulo, após falta praticada pelo goleiro Rafael. Além de ignorar a infração, o árbitro ainda puniu o meia tricolor com um cartão amarelo por ter enxergado simulação no lance.

Caso vença o CRB, o Bahia estará matematicamente garantido na próxima fase da Copa do Nordeste. Desde quando o torneio voltou a ser organizado nos moldes atuais, o tricolor caiu duas vezes seguidas na primeira fase, amargando resultados vexaminosos. Hoje, o Bahia ostenta a melhor campanha no cômputo geral no torneio, com 83,3% de aproveitamento.

Na Fonte Nova, este ano, o Bahia também tem bons números para se orgulhar. Em quatro partidas este ano, incluindo aí um amistoso contra o Shakhtar Donetsk, o tricolor fez prevalecer seu mando de campo e se garantiu nos seus domínios.