Topo

Neymar passa Romário e foca em Ronaldo. Mas maior artilheiro está longe

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 12h00

Neymar começa a fazer história no Barcelona. Após marcar duas vezes e levar o time à final da Copa do Rei, o brasileiro deixou Romário para trás em quantidade de gols em partidas oficiais pela equipe, são 41 contra 39. Mas, para chegar no topo, ele terá um longo caminho ainda a seguir e passar nomes consagrados como Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo, além de Evaristo de Macedo, o líder da lista.

Evaristo, que jogou no Barcelona entre 1957 e 1964, marcou 178 gols com a camisa catalã em jogos oficiais. Vale lembrar que o clube espanhol também considera como partida oficial, os jogos deste período em torneios amistosos.

Na sequência da lista de brasileiros aparece Rivaldo.  Entre 1996 e 2002, o jogador marcou 130 vezes pelo Barcelona, em uma lista sem nenhum jogo amistoso.

Antes de chegar nos artilheiros centenários do Barcelona, Neymar terá Ronaldinho e Ronaldo em seu caminho. O segundo é seu próximo alvo.

Caso mantenha o bom rendimento até agora, o atacante deverá ultrapassar o Fenômeno ainda nesta temporada. São 47 gols de Ronaldo contra 41 de Neymar.

A caminhada até Ronaldinho é bem maior. O jogador, que hoje está no futebol mexicano, foi às redes 94 vezes.

O líder absoluto de gols no Barcelona, independentemente de nacionalidade, é Lionel Messi. O argentino já foi às redes 392 duas vezes e é o maior artilheiro da história do clube.