Topo

Capitão do Bayern diz que Guardiola o fez desistir de ser treinador

Capitão do Bayern de Munique, Philipp Lahm tem contrato com o clube até 2018 - AP Photo/Kerstin Joensson
Capitão do Bayern de Munique, Philipp Lahm tem contrato com o clube até 2018 Imagem: AP Photo/Kerstin Joensson

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 12h50

A convivência com o espanhol Pep Guardiola mudou a vida de Philipp Lahm, capitão do Bayern de Munique e da seleção alemã que venceu a Copa do Mundo em 2014. Por causa do técnico, o jogador aceitou adicionar uma nova posição – antes lateral direito, ele hoje atua também como volante. Em compensação, o comandante fez com que o atleta desistisse de um plano para o futuro.

“Quando vejo Guardiola, fico assombrado com o quanto ele é perfeccionista e passa todas as horas do dia pensando em futebol. Isso é tudo que eu não quero”, disse Lahm ao site “Goal.com” sobre o pós-carreira.

“Hoje eu não me imagino sendo treinador. Não poderia deixar o futebol e seguir todos os dias no campo, com uma exigência maior do que a que eu tenho hoje”, completou o alemão.

Lahm tem 31 anos e deixou a seleção alemã depois da Copa de 2014. Ele tem contrato com o Bayern de Munique até 2018 e ainda não estabeleceu uma previsão para o término da carreira de jogador.

Um dos motivos para Lahm ainda não ter iniciado planos sobre o momento em que vai se aposentar é justamente um desafio proposto por Guardiola: “Eu já tinha jogado no meio-campo quando era pequeno, e ele me pediu para fazer isso novamente na temporada passada. Depois de dez anos como lateral, acho que precisava de algo para me motivar novamente”.