Topo

Cleiton Xavier aparece no BID e fica livre para ser inscrito pelo Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 12h56

O meio-campista Cleiton Xavier finalmente ficou livre para ser inscrito pelo Palmeiras no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil de 2015. O ex-jogador do Metalist (Ucrânia) vem treinando na equipe alviverde desde o dia 12 de fevereiro, mas apareceu apenas nesta sexta-feira (06) no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Último reforço do Palmeiras para esta temporada, Xavier tem 31 anos e já havia passado pelo clube entre 2009 e 2010, quando trocou a equipe alviverde pelo Metalist. Ele acionou a Justiça no início desta temporada para rescindir contrato com os ucranianos.

Quando concluiu a negociação, o Palmeiras fez uma solicitação à federação ucraniana para que o CTI (Certificado de Transferência Internacional) de Cleiton Xavier fosse emitido até 10 de fevereiro, a tempo de o jogador ser inscrito no Campeonato Paulista. Como a rescisão ainda estava sendo discutida na Justiça, o pedido foi negado no dia 18.

O Palmeiras recorreu então à Fifa para obter o CTI, documento fundamental para o registro do contrato. Cleiton Xavier assinou com o clube até fevereiro de 2018 e vem treinando normalmente.

Por causa do imbróglio, contudo, o jogador não foi inscrito no Campeonato Paulista ou na Copa do Brasil. Ele só poderá ser usado nas próximas fases dos torneios.

Na Copa do Brasil, o Palmeiras aguarda o vencedor de Estrela do Norte-ES e Sampaio Corrêa-MA para saber quem será seu rival na segunda fase - os duelos ainda não têm data definida. No Paulista, Cleiton Xavier só poderá ser usado se o time alviverde passar pela etapa de grupos.