Topo

Dátolo é vetado e abre espaço para um novo meia entre os titulares

Cesinha substituiu Cárdenas no jogo do último domingo, contra o Guarani - Bruno Cantini/Atlético-MG
Cesinha substituiu Cárdenas no jogo do último domingo, contra o Guarani Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

06/03/2015 18h20

O meia Dátolo está oficialmente fora do clássico mineiro deste domingo. Ausente do treinamento da última quinta-feira após cerca de 10 minutos em campo, o argentino ainda fará exames para saber a gravidade e possibilidade de lesão na coxa direita, mas o Atlético-MG já confirma que o jogador perderá o confronto diante do Cruzeiro, neste domingo.

O treinamento desta sexta-feira já começou tarde para os profissionais da imprensa. A atividade se iniciou às 16h para os jogadores, mas os portões só seriam abertos às 17h. A liberação, no entanto, só foi realizada mais de meia hora mais tarde do previsto. No primeiro contato com os atletas, só foi possível perceber algumas cobranças de faltas e treinamentos de dos atleticanos.

Apesar de não ter confirmado o substituto do argentino, o técnico Levir Culpi deu indícios de quem poderá ser o novo titular do Atlético, baseado no treinamento da última quinta-feira. Na ocasião, após a saída de Dátolo, Cesinha foi o responsável por formar o setor ofensivo, ao lado de Luan, Dodô e Carlos.

Caso Cesinha seja mesmo o substituto de Dátolo, o time do Atlético poderá ganhar em velocidade e maior movimentação dentro de campo. Em contrapartida, perderá na qualidade para armar as jogadas. Outra opção do treinador seria a utilização de Cárdenas, mas Levir já adiantou que o colombiano ainda precisa se adaptar, precisando ainda de um pouco mais um tempo para pegar o ritmo de jogo ideal. O setor defensivo da equipe deverá ser formado com Victor, Patric, Jemerson, Edcarlos e Douglas Santos.

“Ele ainda está se adaptando. Tem uma qualidade técnica, acima da media. Temos que saber usar seu potencial. Mas precisa se adaptar melhor. Não esta em condições de iniciar uma partida”, disse o treinador.

Antes de enfrentar o Cruzeiro, neste domingo, às 16h, o Atlético ainda fará um último treinamento nesta manhã de sábado. A tendência é de que Levir oriente um trabalho mais leve para encerrar os preparativos. Como não há concentração, os jogadores voltarão para casa e só voltam a se apresentarem no domingo, horas antes da partida.