Topo

Gringo decidiu último Palmeiras x Bragantino no Palestra. Pode se repetir

Cristaldo é o artilheiro do Palmeiras em 2015, com seis gols. Em 2009, Ortigoza brilhou - CÉLIO MESSIAS/ESTADÃO CONTEÚDO
Cristaldo é o artilheiro do Palmeiras em 2015, com seis gols. Em 2009, Ortigoza brilhou Imagem: CÉLIO MESSIAS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 12h00

Nem parece que faz tanto tempo assim, mas a última vez que Palmeiras e Bragantino se enfrentaram no Palestra Itália - hoje, o remodelado Allianz Parque - já foi há quase seis anos. Em 24 de março de 2009, pelo Campeonato Paulista, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo venceu de virada por 2 a 1. Na ocasião, foi um jogador estrangeiro quem salvou a pele palmeirense - algo que Oswaldo de Oliveira tem visto acontecer com recorrência em 2015.

Naquele jogo, o Palmeiras do técnico Vanderlei Luxemburgo vinha embalado, com 15 jogos de invencibilidade no Paulistão (11 vitórias e quatro empates). Porém, pela 16ª rodada, o time se viu em uma situação pouco recorrente até então naquele ano: a desvantagem no placar. Aos 11 min do primeiro tempo, o zagueiro Jéci tentou cortar um cruzamento de Bill pela direita do ataque do Bragantino e mandou contras as próprias redes, defendidas por Marcos.

Os mais de 8 mil torcedores que estiveram no estádio esperavam pela reação dos pés de Keirrison (observado in loco pelo secretário técnico do Barcelona, Txiki Begiristain) ou de Diego Souza. Mas foi o paraguaio Ortigoza, que deixou o banco ainda no primeiro tempo para substituir o próprio Jéci, quem decidiu a parada a favor do Palmeiras com dois gols.

O empate veio aos 45 min da primeira etapa: Diego Souza passou pela marcação, invadiu a área pela direita e rolou para trás, encontrando o chute forte de Ortigoza no meio da área. No segundo tempo, aos 8 min, o goleiro Gilvan (ex-Palmeiras) não conseguiu cortar um cruzamento vindo da esquerda e soltou a bola nos pés do camisa 30, que mandou para dentro.

O Palmeiras ainda terminou a partida com um a menos, graças à expulsão de Diego Souza. Mesmo assim, a vitória por 2 a 1 serviu para classificar o time para as semifinais do Paulistão daquele ano, com três rodadas de antecedência. Nos três jogos seguintes, o time de Luxemburgo sofreria sua única derrota na primeira fase (1 a 0 para o São Paulo), mas avançando ainda em primeiro lugar. Nas semifinais, veio a eliminação frente ao Santos, com duas derrotas por 2 a 1.

Passados seis anos, apenas um jogador do time de 2009 está no Palmeiras, embora sem atuar no Campeonato Paulista: Cleiton Xavier. Em compensação, no que depender de Oswaldo de Oliveira, a torcida conta com um jogador estrangeiro para conquistar três pontos frente ao Bragantino: o argentino Jonathan Cristaldo. Com seis gols para o time no ano, contando os jogos amistosos, o camisa nove é o artilheiro do elenco, superando os quatro gols de Robinho.

Os números de 'Churry' Cristaldo em 2015 já superam de longe seu desempenho em 2014, quando marcou dois gols em 19 jogos. "Ele está conseguindo desenvolver bem o trabalho, está treinando muito bem. É um jogador que crescerá bastante ainda", disse o técnico Oswaldo de Oliveira após a vitória por 2 a 0 sobre o Penapolense, com dois gols do argentino. "O Cristaldo tem desempenhado um papel muito bom e mostrado aptidão de goleador."

Além de Cristaldo e Robinho, o Palmeiras marcou gols com Allione (dois), Dudu (dois), Leandro Pereira (dois), Lucas, Alan Patrick, Maikon Leite, Zé Roberto e Rafael Marques em 2015. Da lista, apenas Robinho e Alan Patrick, além de Vitor Hugo, são desfalques contra o Bragantino. Os dois primeiros estão suspensos, enquanto o terceiro foi vetado pelo departamento médico. Os dois times se enfrentam neste sábado, às 18h30, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, no Allianz Parque.