Topo

Há quase 30 anos, Atlético não acumula nove jogos sem perder para o rival

Atual sequência começou em 2013 com uma vitória por 1 a 0 no Independência - Pedro Vilela/Textual
Atual sequência começou em 2013 com uma vitória por 1 a 0 no Independência Imagem: Pedro Vilela/Textual

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

06/03/2015 06h00

Além de valer a liderança do Campeonato Mineiro, o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG pode ter outro bom reflexo para o lado alvinegro. Se sair de campo sem ser derrotado para o rival, o time de Levir alcançará um feito que só os torcedores mais velhos se lembram: passar nove jogos sem ser derrotado para o rival.

A atual hegemonia do Atlético-MG em clássicos mineiros é de oito jogos de invencibilidade. A série começou em outubro de 2013, quando a equipe, ainda comandada por Cuca, venceu o rival por 1 a 0 dentro do Independência, com gol único de Fernandinho. Os três jogos seguintes terminaram em 0 a 0 e os quatro mais recentes foram encerrados com a vitória atleticana. A última vez que o Atlético mostrou um desempenho parecido contra o Cruzeiro aconteceu há 28 anos, na temporada de 1987.

De 1985 a 1987, o Atlético foi ainda mais além e passou nada menos que 13 jogos sem ser derrotado para o rival. Foram cinco vitórias e oito empates. À época, os clássicos foram todos disputados no Mineirão e o time alvinegro balançou as redes por 15 vezes neste período, tendo tomado outros sete gols. Esta foi a maior invencibilidade em clássicos mineiros, disputados desde 1921. Já de 2007 a 2009, o Cruzeiro somou 12 partidas sem ser derrotado. A sequência invicta começou no jogo seguinte à goleada sofrida por 4 a 0 na final do Mineiro e terminou nos 3 a 0 que antecederam o confronto contra os Estudiantes, pela decisão da Libertadores.

Quanto o assunto é Mineirão, os atleticanos costumam se lembrar dos recentes títulos levantados no Gigante da Pampulha. As conquistas da Libertadores, Recopa e Copa do Brasil levaram à adoção do estádio como ‘salão de festas’ da equipe, onde realizou ótimas partidas, geralmente com bons públicos e desfechos emocionantes. Em contrapartida, os cruzeirenses se apoiam no retrospecto positivo dentro de casa. Além de mandar seus jogos no estádio, o clube venceu os últimos 14 dos 20 clássicos disputados contra o Atlético no Mineirão. Saiu de campo com três empates e foi derrotado em apenas três vezes, sendo duas dessas derrotas em 2014.