Topo

Saiba quem perdeu espaço na seleção na última lista antes da Copa América

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 06h00

Dunga fez, na última quinta, a sua última convocação antes da lista da Copa América. Embora o treinador diga que nada está fechado, ele mandou alguns recados, especialmente quando se compara ao que ele já fez em 2014. Desde que assumiu até agora, o comandante da seleção deixou alguns nomes pelo caminho.

Veja, na lista abaixo, quem pode ter perdido espaço no time antes dos amistosos contra França e Chile, no fim de março:

Rafael Cabral

9.out.2014 - Rafael Cabral se alonga durante treino da seleção brasileira em Pequim - Rafael Ribeiro/CBF - Rafael Ribeiro/CBF
Imagem: Rafael Ribeiro/CBF
Começou o ciclo elogiado por Taffarel, preparador de goleiros, mas saiu atrás de Jefferson. Nas duas primeiras listas, o botafoguense não deu espaço para ninguém. Na última gira do ano passado, contra Turquia e Áustria, Dunga só chamou “estrangeiros” e havia a expectativa da estreia do ex-santista.

Só que Rafael seguiu na reserva, desta vez de Diego Alves, que agradou e aparentemente virou o segundo goleiro. Hoje ele parece ter perdido a disputa também com Marcelo Grohe, que foi chamado para os duelos contra França e Chile.

Gil

Gil comemora gol do Corinthians contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL
O zagueiro corintiano formou as duas primeiras convocações ao lado dos titulares David Luiz e Miranda e do reserva imediato Marquinhos. Chegou a ser titular duas vezes, agradou pela versatilidade e foi elogiado por Dunga.

Só que Gil é, aparentemente, o quinto homem da lista de Dunga. Nas duas primeiras convocações, Dunga não pôde contar com Thiago Silva, lesionado. Na última de 2014, o ex-capitão voltou ao time, ainda que como reserva, e assumiu de volta o lugar no elenco.

Ramires

12.jul.2014 - Meia Ramires fica caído no gramado durante o primeiro tempo da partida entre Brasil e Holanda, no Mané Garrincha - AFP PHOTO / DAMIEN MEYER - AFP PHOTO / DAMIEN MEYER
Imagem: AFP PHOTO / DAMIEN MEYER
Foi titular no primeiro jogo de Dunga, contra a Colômbia. Bem cotado no Chelsea, era um forte candidato a assumir um lugar definitico. Só que nas duas listas seguintes o volante foi convocado e cortado por lesão.

Na última quinta, não foi nem lembrado novamente. Aparentemente, perdeu espaço para Souza, do São Paulo, que havia sido chamado emergencialmente para os jogos contra Argentina e Japão.

Luiz Adriano

22.jan.2015 - Luiz Adriano e o pai na volta do centroavante ao Beira-Rio - Jeremias Wernek/UOL - Jeremias Wernek/UOL
Imagem: Jeremias Wernek/UOL
Artilheiro da primeira fase da Liga dos Campeões, o centroavante do Shakhtar Donetsk assumiu o lugar de Diego Tardelli quando o ex-atleticano não pôde ser convocado, contra Turquia e Áustria.

Seu desempenho razoável parece ter feito Dunga olhar para outras possibilidades. Contra França e Chile, o treinador testará um ataque mais leve, com opções como Robinho e Firmino.

Everton Ribeiro e Ricardo Goulart

Everton Ribeiro e Ricardo Goulart comemoram gol do Cruzeiro contra o Santos - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress
A dupla bicampeã brasileira pelo Cruzeiro começou o ciclo como um potencial dueto reserva para Oscar e Willian. Só que nenhum dos dois brilhou nas chances que tiveram, abrindo espaço para nomes como Philippe Coutinho, cada vez mais em alta no Liverpool.

Hoje, para completar, ambos estão atuando no futebol asiático. Embora diga que não irá esquecê-los, Dunga fala que o preparo físico de Everton e Goulart pesa. Em pré-temporada em um futebol de menor intensidade, foram preteridos por Tardelli, já que o técnico entendeu que só poderia levar um do trio que foi jogar em mercados menos tradicionais.

Kaká

01.jul.2014 - Kaká posa com a camisa número 10 do Orlando City em sua apresentação oficial - Divulgação Twitter oficial do Orlando City - Divulgação Twitter oficial do Orlando City
Imagem: Divulgação Twitter oficial do Orlando City
O veterano meia tem um problema parecido com o dos ex-cruzeirenses: hoje atua no Orlando City, da MLS, a liga norte-americana. Embora em ascensão, a competição ainda está distante dos principais centros europeus e até do que se vê no futebol brasileiro, recheada que está de veteranos em fim de carreira.

Só que Kaká também cumpria outro papel no time, o de experiente condutor da equipe. Hoje, aparentemente é Robinho quem terá essa missão, aproveitando a boa fase que vive no Santos.