Topo

Ele odiava futebol e fugia do campo, mas jogou Copa e venceu como Messi

Cambiasso totaliza 23 títulos na carreira e hoje atua pelo inglês Leicester City - EFE/EPA/ELISABETTA BARACCHI
Cambiasso totaliza 23 títulos na carreira e hoje atua pelo inglês Leicester City Imagem: EFE/EPA/ELISABETTA BARACCHI

Do UOL, em São Paulo

08/03/2015 06h00

Imagine um garoto que odiava futebol e fazia de tudo para fugir da bola. Esse mesmo garoto atuou em alguns dos maiores times do mundo, disputou Copa do Mundo e ganhou tantos títulos quanto Messi. Seu nome é Esteban Cambiasso, argentino como o craque do Barcelona e um jogador de basquete frustrado.

Ex-volante da seleção argentina, do Real Madrid e da Inter de Milão, Cambiasso fez de tudo para não ser jogador de futebol. Sua família jogava basquete e ele queria seguir o mesmo caminho. “Eu não gostava de futebol quando era criança. Achava que o basquete seria minha vida”, contou ele ao Sunday People.

A certeza era tamanha que, ainda pequeno, o volante chegou a se esconder para não correr o risco de jogar futebol. “Eu ficava nos carros no estacionamento do meu clube para que ninguém me pedisse para jogar. Parte da minha família me apoiava, achava que o ambiente do futebol era contaminado”.

Fã de Michael Jordan, o argentino aos poucos foi cedendo. Até que, na adolescência, o talento o levou ao Argentinos Juniors. Lá, logo ouviu o pedido da equipe para que se concentrasse só no futebol. Como os jogos eram aos domingos, no mesmo horário das partidas de basquete, ele topou.

Meses depois, aos 16 anos, Cambiasso foi contratado pelo Real Madrid B e virou motivo de briga judicial entre os clubes. Ele retornou à Argentina para atuar no Independiente, transferiu-se para o River Plate e aos 21 anos estava de volta ao Real Madrid, desta vez no time principal.

Após duas temporadas no futebol espanhol, Cambiasso chegou à Inter de Milão para se tornar um símbolo do clube pelos próximos dez anos. Treze dos seus 23 títulos foram conquistados no time italiano. A coleção de troféus, inclusive, o coloca (por enquanto) no mesmo patamar que Messi, se computados os títulos de ambos nas categorias de base.

Os dois disputaram juntos uma Copa do Mundo, em 2006, na Alemanha. Na estreia de Messi em uma Copa, na goleada por 6 a 0 sobre a Sérvia e Montenegro, foi de Cambiasso o segundo gol, após uma longa troca de passes que entrou para a história do torneio. Messi fez o último. E pensar que, por pouco, Cambiasso sequer usaria chuteiras.