Topo

Comentarista do Sportv é "avalista" do Barcelona para atletas brasileiros

Edinho, atualmente, é comentarista do Sportv - Reprodução
Edinho, atualmente, é comentarista do Sportv Imagem: Reprodução

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 06h00

O ex-zagueiro da seleção brasileira e atual comentarista do Sportv é o "homem de confiança" de Ariel Braida, recentemente contratado pelo Barcelona como diretor esportivo. Ex-dirigente do Milan, Braida tem total confiança em Edinho quando o assunto é a indicação de jogadores brasileiros. Ambos se conheceram na Udinese, nos anos 80, quando Edinho jogou por lá.

Edinho diz que é muito amigo de Braida, mas que atualmente, o trabalho não é profissional. "Sou uma pessoa que ele respeita, que ele confia, e qualquer situação aqui no Brasil ele me liga. Eu já tive relação profissional com ele na época em que eu era observador do Milan na América do Sul. Eu fui encarregado de várias indicações. Agora ele foi para o Barcelona, mas a amizade e a relação continuam. Não tem nem dois meses que ele chegou ao Barcelona", diz Edinho.
 
Entre as indicações que Edinho disse ter feito para o Milan estão Alexandre Pato, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Silva. "Ele veio várias vezes aqui observar. É claro que é uma indicação. Depois ele vem e ratifica. Eu sinalizo alguns jogadores, algumas informações. Vou seguindo e vou passando para ele. Vou atualizando ele. Na Udinese ele foi diretor de futebol. A nossa amizade vem desde 1983".  
 
Edinho diz que Braida confia em suas informações, mas que ele atualmente está concentrado na profissão de comentarista esportivo. "Eu já fui profissional na época do Milan. Agora é uma ligação de amizade, de perguntar as coisas. Ou seja, ele tem uma informação e confia no que eu tenho a dizer a respeito".
 
O comentarista afirma que tem falado constantemente com Braida e diz que ele está atualizado em relação ao futebol brasileiro. "Ele pergunta de maneira geral. Eu não tenho a responsabilidade de ficar ligando para ele a toda hora até porque o que eu faço hoje (comenta futebol na Sportv) não me permite isso. Mas a nossa amizade permite que ele me consulte. Sou profissional, sou do meio do futebol, estou aqui no Brasil..."
 
Edinho diz que apesar da relação estreita com Braida, não sabe se o time catalão tem interesse real em algum jogador brasileiro para a próxima temporada. "O que eu sei é que o Barcelona está proibido de contratar por um período. Mas ele precisa se atualizar, vir para o Brasil como sempre veio".
 
Além de Edinho, outro ex-jogador brasileiro que é consultado regularmente é Serginho, que atuou por pelo São Paulo e esteve no Milan entre 1999 e 2008. Braida deixou o Milan depois da chegada de Barbara Berlusconi ao núcleo diretivo do clube.