Topo

Melhor do interior, Caldense costuma ser 'pedra no sapato' do Atlético-MG

Ronaldinho Gaúcho teve atuação discreta no último encontro do Atlético com a Caldense - Bruno Cantini/Flickr Atlético Mineiro
Ronaldinho Gaúcho teve atuação discreta no último encontro do Atlético com a Caldense Imagem: Bruno Cantini/Flickr Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo

10/03/2015 09h10

Entre as oito equipes do interior que disputam o Campeonato Mineiro, nenhuma endurece tanto o jogo para o Atlético-MG como consegue fazer a Caldense, próxima adversária do time alvinegro. Entre os atuais participantes do Estadual que não são da capital ou região metropolitana, o time de Poços de Caldas é o que mais fez gols e mais venceu o Atlético.

Assim como o Tupi, a Caldense já bateu a equipe da capital em 13 oportunidades, mas com a vantagem de ter feito mais gols. Se o time de Juiz de Fora balançou as redes alvinegras 58 vezes, a Veterana, como é chamada a Caldense, que completa 90 anos em 2015, já marcou 67 gols no Atlético. Aliás, foi no Estádio Ronaldo Junqueira, local da partida desta quinta-feira, às 19h30, pela sétima rodada, que caiu um tabu de cinco anos do Atlético contra as equipes do interior.

Entre 2008 e 2013 o time alvinegro ficou 55 jogos sem ser derrotado pelos times pequenos do estado. Em função da participação na Copa Libertadores de 2013 o Atlético usou somente os reservas diante da Caldense, já que dias depois tinha o São Paulo pela competição internacional. Guilherme até colocou o time da capital na frente, mas Nena e Chimba viraram o placar. De quebra, o Atlético de Cuca também teve encerrada uma sequência de 13 vitórias, entre jogos do Estadual e da Libertadores.

Não bastasse o retrospecto acima da média para times do interior, vide que URT, Mamoré, Democrata-GV e Guarani juntos somam 16 triunfos sobre o Atlético, o desafio da equipe de Levir Culpi é contra o terceiro colocado. Ainda invicta na competição, a Caldense conseguiu empates contra Cruzeiro e América, ambos em Belo Horizonte, e faz a melhor campanha entre os times do interior.

Diante desse cenário, o volante Rafael Carioca espera partida bastante complicada. “Jogo difícil, o Campeonato Estadual, eu costumo dizer, é mais difícil do que o Brasileiro. As equipes do interior jogam bem fechadas. Atlético e Cruzeiro são os dois times a serem batidos, pois são clubes grandes. Os jogadores do outro lado querem estar desse lado, então é jogo difícil, como sempre foi”, comentou o autor do gol atleticano no clássico passado.

Apesar do bom desempenho da Caldense, o Atlético leva ampla vantagem nos confrontos diretos. Se a equipe de Poços de Caldas venceu 13 vezes, o time da capital saiu vitorioso em 53 oportunidades, além de 14 empates, com 176 gols marcados e 67 sofridos. No último encontro, no ano passado, o Atlético venceu por 2 a 0, no Estádio Independência. Ronaldinho ainda era o camisa 10 alvinegro, mas os gols foram de Josué e Neto Berola.