Topo

Uruguaio desencanta e Cruzeiro goleia em 150º jogo de Marcelo Oliveira

De Arrascaeta marcou seus dois primeiros gols com a camisa do Crueiro - Washington Alves/LightPress/Cruzeiro
De Arrascaeta marcou seus dois primeiros gols com a camisa do Crueiro Imagem: Washington Alves/LightPress/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

11/03/2015 23h47

Em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro voltou à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e goleou o Villa Nova por 4 a 0. Na 150ª partida de Marcelo Oliveira no comando da equipe, quem também ganhou presente foi o uruguaio De Arrascaeta. A maior contratação celeste na temporada marcou seus dois primeiros gols com a camisa estrelada. Marquinhos e Leandro Damião completaram a goleada.

Com o resultado, o Cruzeiro segue na liderança do Campeonato Mineiro, agora com 17 pontos, enquanto o Villa permanece com 12, saindo do G-4. A rodada ficará completa nesta quinta-feira, com o duelo entre Caldense e Atlético-MG, em Poços de Caldas.

Fases do jogo:

O Villa Nova começou a partida mostrando mais apetite. A chuva forte em Sete Lagoas e o campo pesado não favoreciam ao Cruzeiro, adepto do toque de bola, e ainda tentando se encontrar no jogo. Sem jogadas pelas laterais, o time celeste encontrou dificuldades para subir ao ataque, enquanto o Villa mostrava vontade de sobra nas marcações. Com 20 minutos, a equipe de Nova Lima já carimbava o travessão do goleiro Fábio.

A força ofensiva do Villa Nova se concentrava principalmente pelos lados, o que prendia as saídas de Ceará e Gilson. Na vontade, o Cruzeiro marcou mais presença no campo de ataque, apesar de alguns chutes a longa distância sem perigo de gol. Os meias de ligação do Cruzeiro, no entanto, pecavam na falta de proximidade com os companheiros. O uruguaio De Arrascaeta foi quem mais sofreu com o isolamento, impedindo também que a bola chegasse com qualidade a Leandro Damião, dentro da área.

De tanto correr durante o primeiro tempo, faltou perna para o Villa Nova continuar com o mesmo ritmo na etapa final. Já sem tanta chuva, a equipe perdeu a pegada, enquanto o Cruzeiro retornou com comportamento diferente. Mais presente no campo de ataque, não foi preciso fazer muita pressão para abrir o placar. No vacilo coletivo do goleiro e seus defensores, Alisson colocou a bola na cabeça de Arrascaeta, que nem precisou pular tanto para fazer seu primeiro gol pelo clube.

Pouco depois, Marquinhos tabelou bem com Damião e aumentou o marcador com um chute cruzado no canto esquerdo de Thiago Braga. Com espaços de sobra em campo, Alisson arrancou do meio de campo e só foi parado por Danilo Costa dentro da área. Pênalti que Damião converteu. Cabia mais. Em mais uma boa jogada de Alisson, De Arrascaeta aproveitou o rebote do goleiro e marcou o quarto gol celeste, seu segundo na partida.

Sem forças, o Villa Nova tentou se fechar o máximo que pôde, deixando todos os seus jogadores no campo de defesa, somente à espera do final do jogo.

O melhor: De Arrascaeta começou a partida sumido, mas cresceu no segundo tempo e marcou seus dois primeiros gols com a camisa do Cruzeiro.

Momento chave: O intervalo de jogo foi essencial para Marcelo Oliveira aplicar uma injeção de ânimo no time do Cruzeiro e mudar o comportamento de seus comandados em campo.

Para lembrar:

Volta para ‘casa’: Após dois anos e meio, o Cruzeiro se reencontrou com a Arena do Jacaré. O estádio de Sete Lagoas foi a casa da equipe de junho de 2010 até junho de 2012, quando o Minirão e o Independência, ambos em Belo Horizonte, estavam fechados para reforma.

Quase meio time de desfalques: Vale lembrar que o Cruzeiro entrou em campo sem cinco de seus jogadores titulares. Paulo André e Mayke foram vetados por precaução, enquanto Mena estava suspenso. Willians, com desconforto muscular e Willian, com dores no púbis, também se ausentaram.

105 dias depois...: A última partida oficial de Ceará no Cruzeiro havia sido na final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG. De lá pra cá, o lateral ainda não havia estreado em 2015, participando apenas de um amistoso na pré-temporada.

FICHA TÉCNICA

VILLA NOVA 0x4 CRUZEIRO

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Data/Hora: 11/3/2015, às 22h (horário de Brasília)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (MG)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (MG) e Ricardo Júnio de Souza (MG)

GOLS: De Arrascaeta, 6'2ºT (0-1); Marquinhos, 17'2ºT (0-2), Leandro Damião, 25'2ºT (0-3), De Arrascaeta, 30'2ºT (0-4)
Cartões amarelos:  Lídio, Danilo Costa (VIL)
Cartão vermelho: Não teve.
Público/R]enda: Ainda não divulgados.

VILLA NOVA: Thiago Braga, Edvan, Danilo Costa, Lídio e Toledo; Marcelo Rosa, Michel Elói, Humberto (Kaká - 14'2ºT) e Gabriel Davis (Dodô - 20'2ºT); Diego Clementino e Rafael Gomes (Paulinho - 22'2ºT). Técnico: Wellington Fajardo.

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Léo e Gilson; Willian Farias, Henrique (Charles - 36'2ºT), De Arrascaeta (Neílton - 36'2ºT) e Alisson; Marquinhos (Judivan - 26'2ºT) e Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.