Topo

Caldense derrota o Atlético-MG que teve mais uma noite de péssimo futebol

Levir Culpi ainda não conseguiu fazer o Atlético-MG jogar bem na temporada 2015 - Buda Mendes/Getty Images
Levir Culpi ainda não conseguiu fazer o Atlético-MG jogar bem na temporada 2015 Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em Belo Horizonte

12/03/2015 21h24

O jogo foi pelo Campeonato Mineiro, mas a preocupação do torcedor do Atlético-MG está na Copa Libertadores. Menos de uma semana para o duelo decisivo com o Santa Fe, em Bogotá, a partida com a Caldense era tida como parte da preparação para o compromisso internacional. O que fez o atleticano ficar ainda mais preocupado, já que o Atlético foi bem pior do que a Caldense e perdeu o jogo por 1 a 0, gol do atacante Cristiano.

Mais do que o resultado, mais uma noite de futebol ruim assusta quem precisa vencer na Colômbia. Sem nenhum ponto na Libertadores, o Atlético precisa vencer o Santa Fe para não depender de outros resultados nas rodadas seguintes. Por isso, Levir Culpi escalou o que tinha de melhor para jogar no sul do estado e repetiu a escalação do clássico com o Cruzeiro. Mas nem assim o Atlético conseguiu tomar conta da partida. Especialmente no primeiro tempo, quando sofreu com uma Caldense mais ousada.

Claro que faltam alguns dias para o duelo na Colômbia. É possível melhor, até porque peças importantes vão retornar ao time, casos de Marcos Rocha e Lucas Pratto. Mas para manter vivo o sonho do segundo título na Libertadores, é preciso fazer muito mais. Já em termos de Campeonato Mineiro, a equipe alvinegra se mantém dentro do G4, mas praticamente sem chances de terminar a fase de classificação no primeiro lugar geral.

Fases do jogo: O primeiro tempo começou movimentado, com ataques das duas equipes e escanteios para os dois lados. Mas essa igualdade durou menos do que dez minutos. A partir de então a Caldense se impôs dentro de campo e ditou o ritmo em boa parte da primeira etapa. A dupla Edcarlos e Jemerson teve bastante trabalho, já que o ataque alvinegro não conseguia segurar a bola na frente. A melhor oportunidade foi com Zambi, aos 19 minutos, que chutou de fora da área e acertou o travessão.

Sem a mesma intensidade dos primeiros 30 minutos, a equipe de Poços de Caldas começou a errar na defesa. Primeiro Jeferson Feijão deixou Douglas Santos livre o lateral esquerdo quase marcou após ótimo lançamento de Edcarlos, aos 34. E o zagueiro foi protagonista dez minutos depois, quando foi agarrado por Marcelinho dentro da área. O árbitro Wanderson Alves de Souza acertou ao marcar o pênalti. Porém, Dodô não foi fez na cobrança. O camisa 9 escorregou na hora de chutar e isolou a bola.

Sem gol e com um futebol ruim, o técnico Levir Culpi fez no intervalo as alterações do clássico. Saíram Dodô e Cesinha para as entradas de Danilo Pires e Maicosuel. As mudanças fizeram o Atlético atuar um pouco melhor, mas nada suficiente para pressionar o adversário ou criar boas chances. Para piorar a situação, o atacante Cristiano entrou para definir o resultado. Pedido pela torcida, o jogador fez o único gol do jogo, aos 33 minutos. Sem força ou qualidade para criar jogadas, o Atlético sequer conseguiu pressionar para empatar a partida. O máximo que conseguiu foi provocar a expulsão do zagueiro Plínio, aos 49 minutos.

O melhor: Leonardo Condé. A Caldense não perdeu para nenhum dos três times da capital e ainda foi melhor do que Cruzeiro e Atlético nos confrontos com os gigantes.

O pior: Atlético. Diante de um jogo tão ruim, fica impossível destacar quem conseguiu ser o pior em campo. Alguns até se salvaram, casos de Victor, Jemerson e Edcarlos.

Chave do jogo: Pênalti perdido. Dodô teve a melhor chance do Atlético, aos 45 minutos do primeiro tempo. Mas o meia escorregou e isolou a bola em cobrança de pênalti.

Para lembrar:

URT: No domingo o Atlético volta a jogar pelo Campeonato Mineiro, contra a equipe de Patos de Minas, às 16h, no Independência, pela 8ª rodada.

Lucas Pratto: Recuperado de uma lesão na coxa direita e treinando normalmente, o centroavante está à disposição de Levir Culpi para o jogo de domingo.4

Clássico já?: O Atlético caiu do segundo para o quarto lugar. Como o Cruzeiro é o líder, se mantida as posições as duas equipes já se enfrentariam na semifinal do Mineiro.

FICHA TÉCNICA
CALDENSE 1 X 0 ATLÉTICO-MG

Data: 12/03/2015 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas (MG)
Arbitragem: Wanderson Alves de Souza (árbitro) Celso da Silva e Felipe de Oliveira (auxiliares)
Cartões amarelos: Zambi e Andrezinho (CAL) Danilo Pires (CAM)
Cartão vermelho: Plínio (CAL)
Gols: Cristiano aos 33min do segundo tempo

CALDENSE
Rodrigo; Feijão (Andrezinho), Marcelinho (Paulão), Plinio e Rafael Estevam; Serginho, Tiago Azulão, Yuri, Nadson e Zambi. Luiz Eduardo (Cristiano).
Técnico: Leonardo Condé

ATLÉTICO-MG
Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan e Dodô (Danilo Pires); Cesinha (Maicosuel) e Carlos
Treinador: Levir Culpi